Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Próximo dia 15/01/2024, no início da noite, acontecerá um evento e uma oportunidade para quem nunca visualizou o planeta Netuno. Logicamente que para tal observação do último planeta clássico de nosso Sistema Solar (Netuno), os observadores deverão utilizar telescópios, mesmo os de pequeno porte. A olho nu, somente será possível ver a Lua.
Este evento é uma Conjunção (Quando corpos celestes parecem perto um do outro ou seja: a mesma ascensão reta) entre a Lua e Netuno. A Conjunção terá lugar na maior parte do País. Entretanto, algumas regiões do Brasil verão uma ocultação astronômica de Netuno pela Lua (A Lua vai passar, na frente de Netuno e o mesmo vai desaparecer por trás de nosso satélite por vários minutos até reaparecer no bordo oposto da Lua). Em Maceió/AL teremos nesta ocasião, apenas a Conjunção entre os astros.
Quais regiões do Brasil presenciarão a ocultação de Netuno pela Lua? Aqui estão: Algumas cidades das regiões Sul-Sudeste (Verificar se sua cidade acontecerá o fenômeno da ocultação) e algumas cidades da Bahia(Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas).
Demais regiões do Brasil verão a conjunção entre esses dois corpos celestes de nosso Sistema Solar. Outros países da América do Sul (logicamente algumas regiões destes) também verão a ocultação: Argentina e Uruguai.
Aqui em Alagoas além da Conjunção de Netuno com a Lua, veremos, por volta das 19:08 a ocultação da estrela HD 222878, de 7ª magnitude na constelação de Peixes, distante 282 anos-luz da Terra sendo uma estrela amarelada da sequência principal. Verifique se este fenômeno acontecerá também em sua latitude.
Esta será a primeira conjunção/ocultação de Netuno pela Lua em 2024. Ainda teremos mais doze até Fevereiro de 2025. Depois, tais eventos envolvendo a Lua e Netuno somente ocorrerão em 2033 até 2035.
Então, para ver estes fenômenos é preciso um telescópio, mesmo pequeno, pois netuno tem magnitude 7.9 e a estrela HD 222878 magnitude 7.0 não sendo visíveis a olho nu. A Lua serve como boa referência para encontrar Netuno e a estrela e assim presenciar estes belos espetáculos celestes.
Fonte das informações: https://sky-observers.blogspot.com/ e programa SkySafari
Leave A Comment