Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Começamos nossas atividades às 15:00 preparando duas montagens: Uma altazimutal Celestron com um telescópio Meade LX 80 de 8” com uma câmera ZWO ASI 183 MC Cooled para observar a Lua e Júpiter cujas imagens foram transmitidas em um notebook através do programa SharpCap e outra com um tracker SkyWatcher Adventurer 2i com uma lente Askar 200mm e uma câmera ASI ZWO 294 MC Cooled cujo objetivo foi mostrar imagens da nebulosa do Órion (M42) através de uma ASIAIR mini para um IPad.

Bela vista do mirante da Usina Ciência com nossos instrumentos. Foto de Romualdo Caldas.
Testando Asiair mini. Foto de Romualdo Caldas.

Às 18:00 iniciamos uma live no Instagram do CEAAL com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho. Paulo falou sobre uma notícia astronômica referente à localização de um buraco negro supermassivo e mais antigo até agora descoberto. Romualdo discorreu sobre as ações que o CEAAL estava realizando na noite que começava e convidou a todos para visitar a sede do CEAAL, na Usina Ciência, todo sábado a partir das 19:00 para observações telescópicas gratuitas, bastando para tal aparecer em nossa sede sem necessidade de marcações ou agendamentos. Terminamos nossa live às 18:25.

Romualdo mostra equipamento utilizado nas observações de sábado com Paulo Coutinho em nossa live no instagram do CEAAL.

Logo após a live, o nosso sócio, Carlos Vasconcelos, exímio astrofotógrafo apareceu trazendo consigo um belo setup para tirar astrofotos da nebulosa de Órion e cabeça do cavalo composto de um sistema ASIAIR Mini, Montagem Star Adventurer GTi, Lente Samyang 135mm f2.0 Câmera ZWO ASI 2600mc e guiagem QHY mini guider + ASI 120mm mini, transmitindo para um IPad.

À esquerda setup de Carlos Vasconcelos, à direita setup de Romualdo Caldas. Ambos registram imagens do Órion. Foto de Wellyson Silva.

Os visitantes começaram a aparecer e exibimos tanto as imagens celestes por meio eletrônico (notebook e IPads) como por nossas oculares através de nosso telescópio Celestron 8”. Neste último os visitantes viram a nebulosa do Órion, a Lua, Júpiter, aglomerados e a estrela tripla Beta Monocerotis.

Planejando as observações. Foto de Wellysson Silva.
Encontrando a estrela tripla Beta Monocerotis. Foto de Lucas Morais.
Exibindo a nebulosa do Órion. Foto de Jonathan Almeida.
Visitantes observam Beta Monocerotis. Foto de Jonathan Almeida.

Registramos imagens da nebulosa do Órion e, em breve mostraremos os resultados.

Terminamos nossas observações às 22:00. Uma boa semana a todos.

Leave A Comment