Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Começamos nossas atividades astronômicas às 14:45 preparando a sala de energia da Usina Ciência para o Seminário I de Estrelas Variáveis oferecido aos sócios do CEAAL.

Romualdo Caldas ministrou esse primeiro sábado do seminário, iniciando às 16:00 com cerca de 14 sócios presentes, abordando uma introdução sobre o assunto, relatou um pouco da história das estrelas variáveis, sua nomenclatura e classificação, sites importantes sobre o assunto (GCVS, AAVSO). Terminamos essa parte teórica às 17:50 e fomos ao pátio da Usina ciência para tentar com binóculos, achar uma estrela variável.

Slide inicial de nosso seminário sobre estrelas variáveis. Foto de Romualdo Caldas
Romualdo fala sobre a história do estudo das estrelas variáveis. Foto de Elton Nascimento
Sócios participando do seminário de estrelas variáveis. Foto de Elton Nascimento

De início, o tempo nublado impediu nossas intenções, então, realizamos nossa live no canal do Instagram do CEAAL às 18:10 até às 18:40 com a participação de Romualdo Caldas e Paulo Coutinho, quando abordaram temas sobre estrelas variáveis, estrelas anãs brancas e de “diamante”, além do convite para as pessoas visitarem o CEAAL em sua sede na Usina Ciências para observações telescópicas se as condições atmosféricas permitissem.

Live do Instagram do CEAAL com Romualdo Caldas e Paulo Coutinho.


Após o término da live, o céu abriu na região das constelações austrais, permitindo a visão do Cruzeiro do Sul, Mosca, Centauro e Lobo. Por volta das 19:15 recebemos nossos primeiros visitantes.
Ao mesmo tempo, Wellyson, exímio astrofotógrafo, registrava imagens do céu com seu celular. Aproveitando a melhoria do tempo atmosférico, Romualdo orientou os demais sócios do CEAAL a encontrar a estrela variável T Centauri (T Cen) e pediu ao Wellyson tirar fotos da região dessa estrela. Percebemos que, tanto visualmente, olhando com binóculos, quanto pelas fotos, a estrela T Cen, estava muito tênue com magnitude de cerca de 7,2

Visitantes observam Ômega Centauri e Wellyson, ao fundo registra imagens em seu aparelho celular.

T Cen é uma estrela variável tipo RV tauri, pulsante, gigante vermelha, distante cerca de 1.350 anos luz da Terra, cuja variação de brilho pode oscilar entre 5.5 a 9.0 magnitudes num período de cerca de 90 dias. Vamos acompanhar a variação dessa estrela e fazer sua curva de luz.

Foto mostrando a região e a estrela T Cen. Crédito da foto: Wellyson. Celular Galaxy Note20, 30″ de exposição, ISO 50, lente da câmera 26mm, abertura f/1.8
Foto da tela de notebook exibindo T Cen (Estrela vermelha acima do quadradinho). Foto de Romualdo Caldas: Canon T1i modificada, ISO 400, exposição 20″ Lente 50mm, tracking equatorial SkyWatcher
Stellarium print de tela, mostrando T Cen (círculo na imagem).
Sky Safari, print de tela, exibindo como achar T Cen.

Ao mesmo tempo, os visitantes observaram, além da região da variável, o aglomerado aberto caixinha de jóias, o aglomerado globular Ômega Centauri, as estrelas Alpha Centauri, Alpha Crucis, Gama Crucis, Antares e o aglomerado globular M4.

Sócios do CEAAL e visitantes iniciam às observações. Foto de Andesson Mendes
Romualdo busca objeto de céu profundo. Wellyson registra imagem da região de T Cen.

Agradecemos a presença dos sócios que assistiram ao seminário, participaram da busca por T Cen e das observações. Próximo sábado (22/07/2023) continuaremos nosso seminário sobre as estrelas variáveis.
Terminamos nossas atividades às 21:25.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment