Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

No sábado dia 11 de Fevereiro de 2023, fizemos os preparativos para observar o cometa C/2022 E3 (ZTF) que tem um período estimado de 50.000 anos (Quando passou da última vez, ainda dividíamos o planeta com Neandertais, mamutes lanosos, etc). Na data acima mencionada – 11/02/2023 –  o cometa estaria a apenas alguns graus do planeta Marte, o que facilitaria sua localização e visualização telescópica (O cometa não é mais visível a olho nu e se foi em alguma data recente, o foi apenas em céus escuros de baixíssima poluição luminosa).

Antes da observação do Cometa, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho participaram da live do CEAAL em nosso canal do Instagram que começou às 18:00. Paulo discorreu sobre uma importante notícia de um exoplaneta recém descoberto ao redor de uma estrela anã vermelha em sua zona habitável. Paulo falou que tal exoplaneta poderia ter água líquida na superfície e ambos os sócios do CEAAL comentaram os prós e os contras com relação à vida nesse planeta. Tais estrelas vivem de 50 bilhões a até mesmo trilhões de anos o que dá um tempo enorme para a evolução trabalhar. Porém a zona habitável fica perto demais dessas estrelas o que faz com que tais mundos fiquem mais expostos ao comportamento temperamental das anãs vermelhas que lançam flares de radiação extremamente fortes o que poderia destruir uma atmosfera e os seres vivos que porventura existam em suas superfícies, além do que o planeta seria gravitacionalmente “travado”, isto é, teria uma revolução síncrona com sua rotação (Mostraria apenas uma face para a estrela, enquanto a outra jamais o faria, ou seja: Uma face dia eterno e na outra noite eterna). Depois, Romualdo falou sobre a observação do Cometa e terminamos nossa live às 18:28.

Romualdo iniciando a live

Paulo Coutinho iniciando sua participação na live.

Aos poucos os visitantes começaram a aparecer e, antes de exibir o cometa em nosso telescópio de 8″ Celestron, explicamos que o cometa seria visto apenas como uma tênue mancha, algo nebuloso entre as estrelas pontuais e reforçamos que o mesmo não seria percebido com a cor verde. Tal objeto, visto ao telescópio (nem por binóculos conseguimos ver devido à poluição luminosa urbana) e percebido aos nossos olhos, não teria cor (A mídia divulgou em massa, realçando a cor verde) e o tom esmeralda só seria percebido em fotografias tratadas e de longa exposição do céu. E, quase todo cometa, ao ser fotografado, tem essa tonalidade esverdeada, o que torna sem sentido chamar esse cometa de verde dando a entender que seria o único a exibir tal coloração, o que é certamente um erro.

Os visitantes, após as explicações observaram o cometa e com uma certa dificuldade, de início, nada perceberam. Nisso, os sócios do CEAAL presentes, disseram aos observadores novatos que usassem a visão periférica para perceberem a tênue mancha ao centro da ocular e foi aí que ouvíamos gritos de satisfação ao perceberem o cometa C/2022 E3 (ZTF) na constelação do Touro.

Observando e percebendo o cometa

Após observarem o cometa, ainda mostramos a nebulosa do Órion e algumas estrelas. Concluímos nossas observações às 22:00 atendendo a cerca de 15 pessoas. Compareceram neste sábado os sócios do CEAAL Romualdo Caldas, Seu Fidelis e Aloísio Jr.

Já no domingo dia 12/02/2023 Romualdo usou seu setup constituído por um robusto tripé, pela cunha equatorial skywatcher, uma lente Askar 200mm apocromática e uma Canon T1i modificada utilizando o programa Backyard EOS, para fotografar o Cometa, que nesse dia já estava a meio caminho entre Marte e a estrela Alpha do Touro, Aldebarã. Por volta das 18:45 conseguimos nossas primeiras fotografias do Cometa C/2022 E3 (ZTF). Estava nas proximidades de um belo, mas fraco aglomerado aberto, no Touro, chamado NGC 1647 e fica a cerca de 4° a Noroeste de Aldebarã, possuindo um tamanho aparente de 45′ tem estrelas de magnitude 9 ou menos. Suas estrelas mais velhas têm cerca de 100 milhões de anos. O verdadeiro tamanho de NGC 1647 é estimado em 33 anos-luz e sua distância à Terra é ao redor de 1800 anos-luz. Concluímos nossa sessão de fotografias às 19:40. Vejam abaixo algumas fotografias tiradas direto da tela do computador. As fotos tratadas e processadas serão exibidas aqui no site em outra oportunidade.

Setup da fotografia do cometa

Fotografias não tratadas do cometa tiradas da tela do computador.

Uma boa semana a todos.

 

Leave A Comment