Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Com imensa satisfação iniciamos nosso ano astronômico de 2024 no sábado dia 06 de Janeiro em nossa sede na Usina Ciência com observações solares às 08:30 através de nosso telescópio Coronado PST hidrogênio alfa. Vimos manchas solares e vastas proeminências em seu bordo.

Observação solar – Coronado PST. Foto de Romualdo Caldas.

Retornamos à Usina Ciência às 15:00 e preparamos nosso aparato para logo mais receber os demais sócios e visitantes: Montagem altazimutal Celestron goto com telescópio Meade 8″ com câmera ZWO ASI 294 MC para registro de Júpiter e montagem equatorial SkyWatcher Star adventurer com lente Askar acl 200mm apocromática com Canon T1i modificada para registro da nebulosa do Órion e da estrela variável U Monocerotis.

Instrumentos prontos para as observações noturnas. Foto de Romualdo Caldas.

Os sócios começaram a chegar às 16:30 e quando a primeira live do Instagram do CEAAL 2024 iniciou às 18:00 já tínhamos alguns sócios presentes na Usina Ciência. Nesta live Paulo Coutinho falou sobre os exoplanetas e as dificuldades para encontrá-los. Romualdo comentou sobre as observações e expectativas para recebermos visitantes nesta noite de sábado. Durante a transmissão da live tivemos a grata satisfação de receber Nicolinha, Zilma e Jean que estavam de férias em nossa capital. Nicolinha relembrou os tempos em que iniciou o curso de iniciação à astronomia conosco e as observações nos anos de 2019 e início de 2020. Nicolinha interagiu bastante e ajudou o CEAAL durante as observações deste sábado.

Romualdo e Paulo Coutinho no início da live.
Nicolinha no momento em que chega à nossa sede.
Registro de Júpiter no início da noite – ponto brilhante acima do edifício. Foto de Andesson Mendes

Nossa live terminou às 18:25 e os primeiros visitantes começaram a chegar trazendo várias crianças que puderam observar tanto na tela dos computadores (Além de Romualdo Caldas, Demisson Lopes trouxe sua montagem e telescópio com câmeras para registrar imagens), quanto diretamente nas oculares, o planeta Júpiter e sua dança orbitária com três de suas luas: Ganimedes e Europa passariam na frente de Júpiter – fenômeno em astronomia que chamamos de trânsito – e Io que passaria por trás de Júpiter – em astronomia chamamos de ocultação.

Montagem de Demisson Lopes. Foto de Elton Nascimento.

Os visitante puderam observar também objetos de céu profundo como a nebulosa do Órion, o planeta Saturno, estrelas duplas e muito mais. Disponibilizamos 5 telescópios para observação, sendo 2 voltados para registro de imagens. À medida que o tempo transcorria, mais e mais pessoas chegavam culminando com mais de 50 visitantes e cerca de 15 sócios. Muitos visitantes colocaram em suas mídias sociais a gratidão e alegria das observações realizadas pelo CEAAL. Os pequenos visitantes receberam brindes do CEAAL com a parceria da Usina Ciência e da Professora Lenilda Austrelino.

Pátio de observações repleto de sócios e visitantes. Foto de Andesson Mendes.
Nicolinha e Andesson observam Júpiter. Foto de Zilma Janacá.
Garota observa a nebulosa do Órion. Foto de Andreia Juelle.
Mídia social de nossa visitante. Obrigado.
Mídia social de nosso visitante.
CEAAL oferece brindes aos seus visitantes.
Crianças após as observações. Foto de Andreia Juelle.
Parte da equipe do CEAAL durante as observações. Foto de Elton Nascimento.
Observando Júpiter. Foto de Elton Nascimento.
Romualdo Caldas e Nicolinha após as observações. Foto de Zilma Janacá.

No registro das imagens de Júpiter, nebulosa do Órion, U Monocerotis os seguintes sócios e visitante se destacaram: Demisson Lopes, Romualdo Caldas, Péricles, Wellison Silva e Jhonnye Gabriel.

Romualdo e Wellison preparam telescópio para registro de imagens de Júpiter. Visitante acompanha. Foto de Elton Nascimento.
Demisson Lopes registra imagens de Júpiter. Foto de Elton Nascimento.
Jhonnye Gabriel ajuda no registro de imagens de Júpiter. Foto de Elton Nascimento.
Péricles no registro de imagens da região da nebulosa do Órion e da nebulosa escura cabeça do cavalo. Foto de Elton Nascimento.
Registro da grande nebulosa do Órion por Demisson Lopes, sócio do CEAAL: Celestron C6 + ASI ZWO 533mc pro. 06/01/2024
Registro da Constelação do Órion, por Ernande Jr, na madrugada de 31/12/2023 com céu Bortle 4. Equipamento utilizado: Canon T5i modificada, lente 50mm canon 1.8, Skywatcher alt az mount, ISO 400, 65 lights de 1min 35s cada, 50 darks, 50 biais, 50 flats. Empilhamento no deepskystacker, edição no pixinsight e finalização no photoshop.

Foi uma noite incrível, onde não tivemos nuvens (Coisa rara em nossas paragens)sendo o único empecilho, a poluição luminosa – Bortle 7,0. Mas, apesar disto, fizemos bons registros celestes.

Registro de Wellison de nossa sede na Usina Ciência com seu celular. Bortle 7.0. Conseguiu registrar a estrela variável U Monocerotis.

Terminamos nossa primeira noite de observações de 2024 às 22:00. Agradecemos a todos os sócios que compareceram à Usina Ciência neste primeiro dia de observações públicas. Aos nossos visitantes, muito obrigado e retornem sempre, à Usina Ciência sede do CEAAL, onde serão bem recebidos.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment