Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Com imensa satisfação iniciamos nosso ano astronômico de 2024 no sábado dia 06 de Janeiro em nossa sede na Usina Ciência com observações solares às 08:30 através de nosso telescópio Coronado PST hidrogênio alfa. Vimos manchas solares e vastas proeminências em seu bordo.
Retornamos à Usina Ciência às 15:00 e preparamos nosso aparato para logo mais receber os demais sócios e visitantes: Montagem altazimutal Celestron goto com telescópio Meade 8″ com câmera ZWO ASI 294 MC para registro de Júpiter e montagem equatorial SkyWatcher Star adventurer com lente Askar acl 200mm apocromática com Canon T1i modificada para registro da nebulosa do Órion e da estrela variável U Monocerotis.
Os sócios começaram a chegar às 16:30 e quando a primeira live do Instagram do CEAAL 2024 iniciou às 18:00 já tínhamos alguns sócios presentes na Usina Ciência. Nesta live Paulo Coutinho falou sobre os exoplanetas e as dificuldades para encontrá-los. Romualdo comentou sobre as observações e expectativas para recebermos visitantes nesta noite de sábado. Durante a transmissão da live tivemos a grata satisfação de receber Nicolinha, Zilma e Jean que estavam de férias em nossa capital. Nicolinha relembrou os tempos em que iniciou o curso de iniciação à astronomia conosco e as observações nos anos de 2019 e início de 2020. Nicolinha interagiu bastante e ajudou o CEAAL durante as observações deste sábado.
Nossa live terminou às 18:25 e os primeiros visitantes começaram a chegar trazendo várias crianças que puderam observar tanto na tela dos computadores (Além de Romualdo Caldas, Demisson Lopes trouxe sua montagem e telescópio com câmeras para registrar imagens), quanto diretamente nas oculares, o planeta Júpiter e sua dança orbitária com três de suas luas: Ganimedes e Europa passariam na frente de Júpiter – fenômeno em astronomia que chamamos de trânsito – e Io que passaria por trás de Júpiter – em astronomia chamamos de ocultação.
Os visitante puderam observar também objetos de céu profundo como a nebulosa do Órion, o planeta Saturno, estrelas duplas e muito mais. Disponibilizamos 5 telescópios para observação, sendo 2 voltados para registro de imagens. À medida que o tempo transcorria, mais e mais pessoas chegavam culminando com mais de 50 visitantes e cerca de 15 sócios. Muitos visitantes colocaram em suas mídias sociais a gratidão e alegria das observações realizadas pelo CEAAL. Os pequenos visitantes receberam brindes do CEAAL com a parceria da Usina Ciência e da Professora Lenilda Austrelino.
No registro das imagens de Júpiter, nebulosa do Órion, U Monocerotis os seguintes sócios e visitante se destacaram: Demisson Lopes, Romualdo Caldas, Péricles, Wellison Silva e Jhonnye Gabriel.
Foi uma noite incrível, onde não tivemos nuvens (Coisa rara em nossas paragens)sendo o único empecilho, a poluição luminosa – Bortle 7,0. Mas, apesar disto, fizemos bons registros celestes.
Terminamos nossa primeira noite de observações de 2024 às 22:00. Agradecemos a todos os sócios que compareceram à Usina Ciência neste primeiro dia de observações públicas. Aos nossos visitantes, muito obrigado e retornem sempre, à Usina Ciência sede do CEAAL, onde serão bem recebidos.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment