Olá a todos os  amigos da Astronomia, neste último sábado, dia 23/03/2019 o CEAAL promoveu mais uma edição da Palestra da Lua Cheia (PLC) com o tema sobre o Sistema Alpha Centauri. A PLC foi realizada na Usina Ciência, entrada franca, início às 20:00 e o palestrante foi o Presidente do CEAAL, Romualdo Arthur.

Tema da nossa PLC

Os sócios e visitantes começaram a chegar por volta das 19:00 ansiosos pelo tema e, por volta das 19:45 já havia cerca de 22 sócios e 16 visitantes.

Momentos antes da PLC, auditório da Usina Ciência com bom público.

Betânia, secretária do CEAAL, fez a introdução da PLC exatamente às 20:00 e apresentou Romualdo e o tema. Romualdo, deu boas vindas a todos e, antes de iniciar a palestra, cedeu a palavra para Seu Fidelis que fez uma homenagem de surpresa ao aniversariante do dia, que também iria em breve proferir a palestra. Seu Fidelis pediu para Betânia ler sua poesia em homenagem a Romualdo. Após esta emocionante surpresa, Romualdo Agradeceu imensamente a Seu Fidelis e, para quem quiser ver esta bela poesia, clique nesse link: https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=66906

Romualdo agradece a homenagem de seu Fidélis

Romualdo então iniciou sua palestra abordando assuntos sobre a História dessa Sistema, sua constelação, como se deu a descoberta que esse sistema é o mais próximo da Terra, como se desvendou que o sistema tinha duas e depois 3 estrelas. A importância desse Sistema, visto que, tem duas estrelas tipo nosso Sol, além desse trio ser mais velho que nossa estrela. Falou também dos possíveis Exoplanetas no Sistema Alpha Centauri, incluindo aí o planeta de Alpha Centauri C (Proxima Centauri) já confirmado e batizado de Proxima Centauri b. Foram abordadas também as novas técnicas que virão no futuro sobre o estudo desse sistema: o ESPRESSO, o Blue Project, e a inciativa arrojada com nanonaves e feixes de lasers gigantes no solo impulsionando as nanonaves por causa de suas velas. Veja aqui no link : https://breakthroughinitiatives.org/initiative/3

Romualdo fala sobre o sistema Alpha Centauri

A PLC se encerrou às 20:45 com muitos aplausos e algumas perguntas. Ainda houve surpresa com parabéns e bolo para o aniversariante e a todos. Depois descemos ao pátio da Usina Ciência mas, o tempo muito nublado, ameaçando chuva, só nos permitiu observar a Lua.

Saímos às 22:45 agradecendo sempre o apoio total da Usina Ciência e da UFAL. Uma boa semana para todos.

2 Comments

  1. julho 13, 2022 at 8:11 pm

    You have made some good points there. I looked on the
    web to learn more about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

    • romualdo caldas-Reply
      julho 18, 2022 at 12:58 pm

      Thank You very much

Leave A Comment