Olá a todos os amigos da Ciência da Astronomia. Conforme em aviso de postagem anterior, realizamos com muita satisfação a Palestra da Lua Cheia (PLC) de Maio. Inovamos novamente e, esta PLC foi a primeira de uma série de 4 encontros com temas voltados à Astrobiologia. A PLC inicial foi realizada sábado, dia 18/05/2019 com o tema Stardust: Poeira das Estrelas. Autoria do nosso sócio Eduardo Lima, estudante de Biologia e sócio do CEAAL.

Tema da PLC de Maio 2019

Nossa Palestra começou pontualmente às 20:00 com Romualdo explicando o que é uma PLC – visto que havia muitas pessoas no auditório comparecendo à sua primeira Palestra da Lua cheia – e apresentando o palestrante com seu empolgante tema.

Romualdo dá boas vindas a todos e Eduardo prepara seu celular para filmar sua palestra

Eduardo Lima começou logo em seguida sua apresentação discorrendo sobre o início do Universo, a fornalha estelar e a formação dos elementos químicos e sua relação com o surgimento da vida. foi uma discussão muito proveitosa e parabenizamos o palestrante pela sua iniciativa e domínio do assunto. Romualdo e Lucas Melo, além do próprio Eduardo, filmaram na integra a PLC onde o primeiro, além de gravar, disponibilizou ao vivo em sua página do facebook a palestra. Eduardo terminou sua narrativa às 20:55  e várias pessoas fizeram perguntas e observações pertinentes ao assunto proferido. Eduardo respondeu todos os questionamentos e encerramos desejando a todos um bom final de sábado.

Momentos da Palestra do Eduardo Lima

Ainda neste sábado, esperamos a chuva passar e o tempo melhorar para fazermos observações telescópicas com os visitantes presentes, através de nosso telescópio. Foram observados a Lua, Júpiter, Saturno e alguns aglomerados abertos da região do Cruzeiro do Sul – Carina. Encerramos nossas atividades às 23:00

Observações após a PLC

A PLC é um evento organizado pelo CEAAL com total apoio da Usina Ciência da UFAL, do Planetário de Arapiraca e do Clube Eclipse também de Arapiraca.

Leave A Comment