Olá a todos os admiradores da Astronomia, estamos de volta com mais um importante post do CEAAL neste belo site. Como nosso título acima diz, terminamos dia 10/11/2018 nosso XLIV Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst). Curso esse que começou no dia 29/09 com as aulas de História da Astronomia e Esfera Celeste ministradas, respectivamente, por Romualdo Arthur e David Duarte, tendo no final, sempre as observações celestes.

David e RomualdoObservações no pátio da Usina Ciência

No segundo sábado, dia 06/10 tivemos a aula de Movimentos Celestes, estações do ano e eclipses com José Edson, sócio do CEAAL e fundador do Clube Eclipse de Arapiraca-AL e, no segundo momento, após o intervalo, Aula sobre Sistema Solar por Romualdo Arthur, atual Presidente do CEAAL.

José Edson e observações no pátio da Usina Ciência

Dia 13/10 foi a vez das aulas de Estrelas com a competência de Paulo Coutinho e de Constelações com a nossa Andreia Juelle, coordenadora deste CIAst.

Andreia Juelle e Paulo Coutinho

Dia 20/10 continuamos nosso curso de fundamentos com as aulas de Cosmologia ministrada por Romualdo e, após o breve intervalo, a aula de Galáxias, Aglomerados e Nebulosas por Paulo Coutinho.

Aula de Paulo Coutinho

No penúltimo dia do CIAst, 27/10 tivemos uma aula sobre Cometas, trânsitos e eclipses, tendo a segunda aula o importante tema da Astronáutica. Ambas as aulas foram ministradas por Romualdo Arthur.

Observações no 5º dia de CIAst e mirante da Usina Ciência durante a manhã deste mesmo sábado

Depois tivemos uma pausa no sábado seguinte para, no dia 10/11 ministramos as últimas aulas com Telescópios e acessórios por Neftali Jr., uma breve explicação sobre a História do CEAAL por Romualdo Arthur e, para comemorar o Carl Sagan day, Maria Betânia, Secretária do CEAAL, falou sobre esse importante Cientista e divulgador da Astronomia. Logo após, houve aula de  Binóculos com David Duarte. Após essas aulas, David fez seu tradicional exercício do quadro interativo com questões de Astronomia, dividindo a turma em equipes para responder as perguntas.

Aula telescópios, atividade da lousa interativa e formação das equipes

Encerramos com a entrega dos prêmios (Astrofotografias nossas, sorteio de uma camisa do CEAAL) e a chamada para o recebimento do certificado de conclusão do CIAst para nossos alunos.

Entrega dos prêmios e certificados

Agradecemos aqui a ajuda importantíssima da Usina Ciência em mais essa edição do nosso CIAst, o apoio dos nossos sócios que ministraram as aulas ( Romualdo, David, José Edson, Andreia, Paulo, Neftali Jr e Betânia), aos sócios que compareceram nos dias de CIAst para nos apoiar ( Sofia Juelle, Jonathan Viera, Nathã, Emileide, Hellen, Beatriz Brito e Francisco, Lucas Morais, Marcos Leão Acok e Gabriela Castelo).

Agradecimento em especial vai para Andreia Juelle que coordenou brilhantemente esse CIAst e sua filha Sofia Juelle que compareceu todos os dias sendo apoio das duas muito importante para a realização satisfatória desse XLIV CIAst. Nosso muito obrigado a elas e a todos. Até a próxima edição do CIAst.

Leave A Comment