É com grande satisfação que o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas teve um trabalho em meio acadêmico na XV SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA (XV SEMAGEO) que realizou-se nos dias 25 à 29 de novembro na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A apresentação do trabalho foi feita no dia 26 às 15h no Bloco de Geografia (IGDEMA), sala 1, sendo apresentada pelo sócio do CEAAL e acadêmico de Geografia-Bacharelado, Lucas Morais. A apresentação teve o tema “O CENTRO DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE ALAGOAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA CONHECIMENTOS SOBRE GEOGRAFIA” na área de “Geografia Física e Ciências da Natureza”

 

A apresentação do trabalho

Estudos sobre Astronomia têm colaborado para a ciência geográfica, entretanto, de acordo com Rodrigues (2018) apresenta-se ociosa nas escolas fazendo com que alguns conceitos não sejam abordados. Tais conceitos também podem colaborar no âmbito acadêmico nas disciplinas como: Cartografia, Climatologia, Biogeografia e Sensoriamento Remoto, contribuindo, com o conhecimento da Geodésia, orientação geográfica, estudo de órbitas, movimentos terrestres e suas repercussões nas condições de Tempo e Clima, etc. (AGUIAR, 1999), portanto, a compreensão da Astronomia é importante no ensino da Geografia (SOBREIRA, 2002). Diante disso, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), pioneiro no estado, realiza semestralmente o Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) no intuito de apresentar conceitos básicos, com representações didáticas da astronomia para o processo de ensino na Geografia e sua influência para a sociedade.

O presente estudo tem como objetivo relatar experiências durante atividades do curso de Astronomia e a contribuição para a Geografia.

Slide introdutório

Realizou-se observações no espaço físico onde aconteceu o curso, com registros fotográficos e atividades pedagógicas (teórico-didáticas) realizadas na Usina Ciência, em Maceió/Alagoas. As atividades no CIAst aconteceram aos sábados, no período de 27 de abril à 01 de junho de 2019, e a partir disso elaborou-se um livro de autoria própria, no qual constam curiosidades e dúvidas do público durante as atividades teórico-práticas, sobre astronomia e geografia. O número de participantes foi, em média, 45, entre 7 à 50 anos de idade.

Slide das metodologias

Observou-se que as atividades teóricas e práticas contribuíram significativamente com o interesse dos participantes, registrando-se interações e questionamentos dos envolvidos, e, permitindo assim, a partir de conhecimentos sobre o Sistema Solar e os movimentos da Terra, relacionar influências no cotidiano das pessoas, por exemplo, a existência da sucessão de dias e noites, as quatro estações do ano, a importância dos fusos horários, do calendário, orientação e localização geográfica, a influência da Lua sobre as marés, etc. Isso culminou em uma melhor compreensão dos envolvidos, no referido curso, sobre a relação da Astronomia com a Geografia e suas interfaces com a sociedade.

Algumas perguntas realizadas pelos alunos do CIAst

 

Algumas fotos e método usado para identificação do Pólo Sul Celeste

Os resultados foram:

  • Contribuição das aulas teóricas e praticas como interesse dos participantes,registrando as interações e questionamentos;
  • Conhecimento dos participantes sobre o Sistema Solar e os movimentos da Terra;
  • Relacionou as influencias no cotidiano das pessoas, por exemplo, a existência da sucessão de dias e noites, as quatro estações do ano, a importância dos fusos horários,do calendário,orientação e localização geográfica,a influência da Lua sobre as marés,etc;
  • Culminou em uma melhor compreensão dos envolvidos,no referido curso,sobre a relação da Astronomia com a Geografia e suas interfaces com a sociedade.

A partir dos resultados alcançados pode-se concluir que abordar conceitos básicos da Astronomia auxiliam o melhor entendimento da Geografia, e isso pode ser relacionado aos fenômenos astronômicos como a orientação cronológica do homem no espaço geográfico, assim como contribuem para o entendimento sobre as principais consequências meteorológicas, em superfície terrestre, a partir dos movimentos aparente do Sol.

Após a apresentação, os avaliadores e o publico aplaudiram e parabenizaram o trabalho realizado.

“Fico muito feliz em poder representar o CEAAL em meio acadêmico. O trabalho que a gente faz na Usina Ciência precisa ser reconhecido não só pela a Geografia, e sim pela sociedade alagoana onde assim podemos produzir ciência e admirar juntos as ciências tão fascinantes como a Geografia e a Astronomia”.

Comentário de Lucas Morais após a apresentação

No final Lucas recebeu o certificado da apresentação pela Ivana Melo, que foi monitora da XV SEMAGEO e que já realizou o nosso curso em outra edição do CIAst.

 

 

 

 

Lucas recebendo o certificado

 

Mais algumas fotos da apresentação:

 

Agradecimentos:

  • Romualdo Caldas e toda equipe do CEAAL pelo apoio;
  • Prof. Dr. Jório Bezerra Cabral Júnior, pelo apoio e orientação do trabalho;
  • Larissa Morais, pelo incentivo e pela força dada para a realização do trabalho;
  • Centro Acadêmico de Geografia, pela logística do evento.

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