Olá amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
Começamos nossas atividades astronômicas sábado, 05/10 pela manhã em nossa sede da Usina Ciência, preparando a sala para as aulas do 52º CIAst que aconteceriam à tarde. Também preparamos uma nova montagem, a Gti Star Adventurer como plataforma para uma lente Askar ACL 200mm tendo acoplada uma câmera ZWO ASI 183 MC Cooled ligadas a um ASIair Mini que transmite sua imagem, resfria a câmera e guia a montagem, além de focalizar e achar o polo celeste sul. Tudo isso controlado pelo Celular (Galaxy ou IPhone) ou Tablet (IPad ou outro) pelo programa da ZWO ASIair.
Retornamos à nossa sede de tarde para abrir a sala de aula e climatizá-la. Nossa montagem, acima descrita, já estava montada e pronta para registrar imagens testes à noite.
A primeira aula do 52º CIAst começou às 15:00 com a aula de Sistema Solar com nosso sócio Andesson Mendes que abordou a nova classificação do Sistema Solar, explicou sua provável origem, seu futuro e as características de seus planetas, satélites, asteroides e cometas, além de suas regiões. Sua aula terminou às 17:00 e a turma foi para o intervalo e à sala que tinha o lanche.
A segunda aula começou às 17:30 com nosso sócio, Elton Nascimento, falando sobre Movimentos celestes, estações do ano, fases da Lua e eclipses. Sua explanação terminou às 19:30.
Alguns sócios do CEAAL registraram imagens, em diversos pontos da cidade e também de fora do País, imagens da conjunção entre Lua e Vênus, neste sábado e, no domingo também. Vejam algumas fotos abaixo:
Enquanto isso, outros sócios do CEAAL já estavam no pátio da Usina Ciência com telescópios à mostra para receber nossos visitantes que começaram a aparecer por volta das 18:50 e em bom número. Mostramos em nosso telescópio principal o planeta Saturno e, num Newtoniano construído por nosso jovem aluno do 52ºCIAst, outra perspectiva de Saturno. Já em nossa plataforma Gti Star Adventurer, mostramos aos visitantes aglomerados como M55, a nuvem molecular da coroa austral com seu aglomerado globular NGC 6723 a 28.000 anos-lua da Terra, e depois, mostramos a nebulosa Hélix (NGC 7293) distante 790 anos-luz.
Terminamos nossas observações às 21:40 minutos.
Já no domingo, dia 06/10 devido a problemas técnicos no YouTube ou StreamYard, não conseguimos realizar a tradicional live do CEAAL.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment