Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
As atividades astronômicas começaram cedo na sede do CEAAL, a Usina Ciência, sábado, 25/11/2023 às 08:00 da manhã. Começamos a gravar o vídeo oficial do CEAAL para as comemorações do dia nacional da Astronomia (02/12/2023), promovido pela União Brasileira de Astronomia (UBA). Nestas gravações, vários sócios do CEAAL (Romualdo Caldas, Elton Nascimento, Waldira Farias, Hélvio Peixoto, Solange dos Anjos, Paulo Coutinho, Jonathan Almeida e Lucas Morais), passaram informações sobre o CEAAL e suas diversas atividades. Solange e Elton vão fazer a edição desde vídeo final que será enviado ao Saulo Machado, Diretor da UBA, até o dia 30/11/2023. As gravações da manhã terminaram às 11:35.




Retornamos à Usina Ciência às 13:45 onde preparamos a sala de energia para o sexto e último dia do 50º Curso de iniciação à astronomia do CEAAL. Também nesse período da tarde, continuamos as gravações do vídeo do CEAAL para a UBA.
A primeira aula começou às 15:00 com a última parte do Sistema Solar, ministrada por Romualdo Caldas até às 15:45. Logo em seguida, Moézio Vasconcellos, começou a aula de fundamentos de Astrobiologia abrangendo muita informação e atualidades deste fantástico ramo da Ciência, sua busca por vida extraterrestre e a origem da vida, aqui, na Terra. Moézio concluiu sua aula às 17:02.


Após um breve intervalo de 35 minutos com lanche para todos, retornamos à sala de energia e iniciamos a última aula do 50º CIAst com Romualdo Caldas destacando os fundamentos da Astrofotografia, iniciando às 17:40. Nesta aula, foram abordados conceitos da astrofotografia, os tipos, suas características, como adquirir equipamentos que servirão à sua região, ao seu clima, para minimizar a aquisição de equipamentos errados o que causará, frustrações. Foi frisado que é um ramo da Astronomia que não é fácil, geralmente caro e que raramente dá retorno financeiro, sendo realizado por seus praticantes pelo prazer de registrar belas imagens do Universo realçando que a visão a olho nu ou ao telescópio não é capaz de observar com nitidez de cores e nuances, como numa astrofoto. Romualdo destacou, também, a sensacional equipe de astrofotografia alagoana (Carlos Vasconcelos, David Duarte, Demison Lopes, Ernande Jr, Flávio Fortunato, Romualdo Caldas e Wellyson). A aula terminou às 18:50.


Logo após, Romualdo explicou aos alunos o que é o CEAAL, seu pioneirismo e sua importância na Astronomia Alagoana, Brasileira e até Mundial. Disse ainda, os passos para se associar ao CEAAL e iniciou a entrega dos certificados aos alunos concluintes e aos Professores do CIAst.









Tivemos ainda, nesta noite, a partir das 19:35 nossa Palestra da Lua Cheia (PLC) com o tema Atacama e Chapada dos Veadeiros – Uma experiência pessoal. A PLC teve como palestrante o astrofotógrafo Alagoano Carlos Vasconcelos, aluno do 50º CIAst e futuro sócio do CEAAL. Carlos falou dos desafios da astrofotografia, desde o seu começo em 2020, passando por todas sua dificuldades, superações, aprendizados e estudo. Mostrou astrofotos de sua autoria no deserto do Atacama e na Chapada dos Veadeiros. Relatou seu aprendizado nestes locais e seus desafios em relação ao clima. Concluiu sua palestra às 20:48. A PLC foi transmitida pelo canal do CEAAL no Instagram.


Enquanto a PLC transcorria, Lucas Morais mostrava aos visitantes, no pátio da usina ciência, através de nosso telescópio celestron de 8”, a Lua e os planetas Júpiter e Saturno. Nossas observações foram até às 21:30.

Terminamos todas nossas atividades às 22:00.
Já no domingo, 26/11/2023 tivemos nossa live no canal do YouTube do CEAAL às 19:00 com a participação de Romualdo Caldas e Paulo Coutinho.
Paulo iniciou falando sobre o evento raro da ocultação de uma estrela muito brilhante (Betelguese) por um asteroide. Este evento acontecerá entre os dia 11-12/12/2023 em uma estreita faixa que passará pela Ásia Central, Sul da Europa, Flórida e parte do norte do México. Romualdo iniciou uma conversa sobre os dados que são extraídos após um evento como esse e suas possíveis descobertas. Romualdo falou também sobre outra ocultação de estrela (TYC 1384-1732-1) de 10ª magnitude na constelação de Câncer. Tal estrela será ocultada pelo asteroide de 15ª magnitude, (3063) Makhaon que orbita o Sol a cada 11.9 anos e dista 5.2 unidades astronômicas do Sol. Este asteroide tem, talvez, 116 Km de diâmetro. Esta ocultação será registrada numa estreita faixa que passará por alguns países da África Central, e pelos estados de Alagoas, Pernambuco (menos de 5%), Sergipe, Bahia e alguns estados do Centro-Oeste. A data desta ocorrência será, em tempo local, no final do dia 23/12/2023. A live foi concluída às 20:05.

Uma boa semana a todos.
Leave A Comment