Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

As atividades astronômicas começaram cedo na sede do CEAAL, a Usina Ciência, sábado, 25/11/2023 às 08:00 da manhã. Começamos a gravar o vídeo oficial do CEAAL para as comemorações do dia nacional da Astronomia (02/12/2023), promovido pela União Brasileira de Astronomia (UBA). Nestas gravações, vários sócios do CEAAL (Romualdo Caldas, Elton Nascimento, Waldira Farias, Hélvio Peixoto, Solange dos Anjos, Paulo Coutinho, Jonathan Almeida e Lucas Morais), passaram informações sobre o CEAAL e suas diversas atividades. Solange e Elton vão fazer a edição desde vídeo final que será enviado ao Saulo Machado, Diretor da UBA, até o dia 30/11/2023. As gravações da manhã terminaram às 11:35.

Elton e Waldira pouco antes das gravações. Foto de Romualdo Caldas
Elton grava ações do CEAAL em vídeo. Foto de Waldira Farias
Romualdo fala sobre ações futuras do CEAAL. Foto de Waldira Farias.
Hélvio relata novas ações do CEAAL. Foto de Waldira Farias.

Retornamos à Usina Ciência às 13:45 onde preparamos a sala de energia para o sexto e último dia do 50º Curso de iniciação à astronomia do CEAAL. Também nesse período da tarde, continuamos as gravações do vídeo do CEAAL para a UBA.

A primeira aula começou às 15:00 com a última parte do Sistema Solar, ministrada por Romualdo Caldas até às 15:45. Logo em seguida, Moézio Vasconcellos, começou a aula de fundamentos de Astrobiologia abrangendo muita informação e atualidades deste fantástico ramo da Ciência, sua busca por vida extraterrestre e a origem da vida, aqui, na Terra. Moézio concluiu sua aula às 17:02.

Aula de Astrobiologia com Moézio Vasconcellos. Foto de Romualdo Caldas.
Tema da aula de Moézio Vasconcellos. Foto de Wellison Silva.

Após um breve intervalo de 35 minutos com lanche para todos, retornamos à sala de energia e iniciamos a última aula do 50º CIAst com Romualdo Caldas destacando os fundamentos da Astrofotografia, iniciando às 17:40. Nesta aula, foram abordados conceitos da astrofotografia, os tipos, suas características, como adquirir equipamentos que servirão à sua região, ao seu clima, para minimizar a aquisição de equipamentos errados o que causará, frustrações. Foi frisado que é um ramo da Astronomia que não é fácil, geralmente caro e que raramente dá retorno financeiro, sendo realizado por seus praticantes pelo prazer de registrar belas imagens do Universo realçando que a visão a olho nu ou ao telescópio não é capaz de observar com nitidez de cores e nuances, como numa astrofoto. Romualdo destacou, também, a sensacional equipe de astrofotografia alagoana (Carlos Vasconcelos, David Duarte, Demison Lopes, Ernande Jr, Flávio Fortunato, Romualdo Caldas e Wellyson). A aula terminou às 18:50.

Romualdo Caldas no início da aula. Foto de Waldira Farias.
Fundamentos de Astrofotografia com Romualdo Caldas. Foto de Waleska Lúcio.

Logo após, Romualdo explicou aos alunos o que é o CEAAL, seu pioneirismo e sua importância na Astronomia Alagoana, Brasileira e até Mundial. Disse ainda, os passos para se associar ao CEAAL e iniciou a entrega dos certificados aos alunos concluintes e aos Professores do CIAst.

Entrega dos certificados aos alunos. Fotos de Waleska Lúcio.
Fotos certificados Professores do 50º CIAst. Fotos de Waleska Lúcio

Tivemos ainda, nesta noite, a partir das 19:35 nossa Palestra da Lua Cheia (PLC) com o tema Atacama e Chapada dos Veadeiros – Uma experiência pessoal. A PLC teve como palestrante o astrofotógrafo Alagoano Carlos Vasconcelos, aluno do 50º CIAst e futuro sócio do CEAAL. Carlos falou dos desafios da astrofotografia, desde o seu começo em 2020, passando por todas sua dificuldades, superações, aprendizados e estudo. Mostrou astrofotos de sua autoria no deserto do Atacama e na Chapada dos Veadeiros. Relatou seu aprendizado nestes locais e seus desafios em relação ao clima. Concluiu sua palestra às 20:48. A PLC foi transmitida pelo canal do CEAAL no Instagram.

Romualdo Caldas, em live do Instagram do CEAAL, apresenta Carlos Vasconcelos palestrante da noite.
Carlos Vasconcelos inicia sua Palestra.

Enquanto a PLC transcorria, Lucas Morais mostrava aos visitantes, no pátio da usina ciência, através de nosso telescópio celestron de 8”, a Lua e os planetas Júpiter e Saturno. Nossas observações foram até às 21:30.

Observações celestes no pátio da Usina Ciência. Foto de Lucas Morais.

Terminamos todas nossas atividades às 22:00.

Já no domingo, 26/11/2023 tivemos nossa live no canal do YouTube do CEAAL às 19:00 com a participação de Romualdo Caldas e Paulo Coutinho.
Paulo iniciou falando sobre o evento raro da ocultação de uma estrela muito brilhante (Betelguese) por um asteroide. Este evento acontecerá entre os dia 11-12/12/2023 em uma estreita faixa que passará pela Ásia Central, Sul da Europa, Flórida e parte do norte do México. Romualdo iniciou uma conversa sobre os dados que são extraídos após um evento como esse e suas possíveis descobertas. Romualdo falou também sobre outra ocultação de estrela (TYC 1384-1732-1) de 10ª magnitude na constelação de Câncer. Tal estrela será ocultada pelo asteroide de 15ª magnitude, (3063) Makhaon que orbita o Sol a cada 11.9 anos e dista 5.2 unidades astronômicas do Sol. Este asteroide tem, talvez, 116 Km de diâmetro. Esta ocultação será registrada numa estreita faixa que passará por alguns países da África Central, e pelos estados de Alagoas, Pernambuco (menos de 5%), Sergipe, Bahia e alguns estados do Centro-Oeste. A data desta ocorrência será, em tempo local, no final do dia 23/12/2023. A live foi concluída às 20:05.

Romualdo Caldas e Paulo Coutinho iniciam a live do CEAAL.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment