Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Este sábado de divulgação da Astronomia começou na sede do CEAAL, Usina Ciência, às 15:30 com os preparativos para as atividades que viriam no início da noite. Divulgamos nossas ações através de cards elaborados por nossa sócia Solange Anjos colocados no canal do Instagram do CEAAL para divulgação e repassados para os amigos da Usina Ciência e da Comunicação oficial da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que prontamente divulgaram nossas ações. A todos, muito obrigado.

Cards de divulgação de nossas ações, elaborados por Solange Anjos, sócia do CEAAL, colocados em nosso Instagram e compartilhado pela comunicação da UFAL e Usina Ciência.

Por volta das 18:00 iniciamos a live do Instagram do CEAAL com Paulo Coutinho e Romualdo Caldas, saudando a todos de nossa audiência. Paulo falou sobre a missão Ártemis e seus aspectos diferenciados em relação à antiga missão Apolo que levou o homem à Lua como, por exemplo: A missão Ártemis constará de 4 astronautas por vez, depois será construída uma estação espacial ao redor da Lua enviando seres humanos à superfície lunar, talvez no pólo sul para, no futuro próximo, fundar uma base lunar permanente, ou seja, ter humanos sempre por lá, sendo um ponto de partida para Marte e além. Esta missão ainda realizará com que a primeira mulher e pessoa negra pisem em solo lunar.

Romualdo falou sobre um projeto envolvendo cientistas do SETI no desenvolvimento de inteligência artificial para criar algoritmos e indicar locais em Marte e, depois, em exoplanetas, mais prováveis de ter vida, a princípio, microbiana. Para tanto, os pesquisadores utilizaram uma região no deserto do Atacama, no Chile, onde a concentração de sal é muito alta (Um salar) e elevada altitude (recebe mais radiação ultravioleta) ou seja: Um ambiente semelhante ao Marte atual. Mesmo nessas condições inóspitas do Salar no Atacama, há vida microbiana lá e a equipe está aprimorando essa inteligência artificial com esse modelo. Irá usar outros modelos em fontes termais muito quentes e em locais de frio extremo também.

Live Instagram CEAAL – Romualdo e Paulo

Terminamos a live às 18:30 convidando a todos para nos prestigiarem em nossa sede na Usina Ciência a partir das 19:00 observar conosco através de bons telescópios e ver os curta metragens de Astronomia no Cine Astro CEAAL.

Já às 18:45 começamos a receber nossos primeiros visitantes. Colocamos nosso Telescópio na frente da Usina Ciência na tentativa de observar a Lua, mas, infelizmente, as condições atmosféricas adversas não possibilitaram uma observação satisfatória de nosso satélite. Entretanto, os primeiros visitantes puderam observar a Estrela Sírius, a Nebulosa do Órion até às 19:30 quando as nuvens vieram para valer.

Momentos iniciais das observações Telescópicas. Sócios do CEAAL orientam crianças e seus pais na identificação do objeto celeste. Fotos de Andesson Mendes.

Então levamos nossos visitantes que, naquele momento já passavam de 25 pessoas, para a sala de energia da Usina Ciência onde nosso projetor Epson novo e nosso notebook estavam já preparados para exibir pequenos documentários sobre as Plêiades e o Sistema Alpha Centauri. Mostramos também o vídeo sobre nosso registro do impacto lunar, o primeiro registro confirmado no Brasil com duas equipes (Aqui, em Maceió/AL com os sócios do CEAAL, David Duarte/Romualdo Caldas e na Paraíba com Marcelo Zurita/sócios da Associação Paraibana de Astronomia – APA). Tal feito só foi possível por causa da campanha nacional realizada pela Rede Brasileira de Videomonitoramento de Meteoros (BRAMON). Terminamos nossos vídeos às 20:00 e voltamos ao pátio da Usina Ciência na expectativa das condições atmosféricas terem melhorado.

Apresentação do Cine Astro CEAAL com vídeos curtos de Astronomia. Fotos: Andesson Mendes.

Momentos do Cine Astro CEAAL, Fotos de Romualdo Caldas

Cine Astro CEAAL foto de Andesson Mendes

Infelizmente, as nuvens ainda persistiram, mas, conseguimos mostrar para os novos visitantes que chegavam, os mesmos objetos vistos no início de nossas observações (Sirius e Nebulosa do Órion). Por volta das 20:50 já contávamos com 50 pessoas observando conosco. Infelizmente a rica região sul do céu estava densamente nublada e não foi possível, dessa vez, mostrar as riquezas dessa parte do céu nessa época do ano. Mas, convidamos a todos para retornar em outro sábado com melhores condições atmosféricas para observarmos essa região celeste.

Observação telescópica. Fotos: Andesson Mendes

Crianças observando estrelas na nebulosa do Órion. Fotos de Romualdo Caldas

Agradecemos aos sócios do CEAAL que compareceram nesta data: Romualdo Caldas, Andesson Mendes, Hélvio Peixoto, Marcos Acok Leão e Aloísio Júnior.

Encerramos nossas observações às 21:30. Uma boa semana a todos.

Leave A Comment