Olá a todos os amigos da Astronomia, na data acima referida, o nosso Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), desenvolveu importantes ações em prol da divulgação da Astronomia em nosso estado. Ainda pela manhã do mencionado dia de sábado, realizamos análises de nossas câmeras de videomonitoramento de meteoros ligadas à rede BRAMON. Foram 8 meteoros analisados que foram registrados nas noites anteriores. Logo depois, participamos de uma entrevista para a TV Gazeta sobre nossas homenagens ao mês das Mulheres na Ciência. Romualdo, o atual Presidente do CEAAL, e a Professora Doutora Lenilda Austrilino, Professora de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Presidenta da Ong Divertidamente, foram os entrevistados.

Romualdo e Professora Lenilda, entrevistados pela TV Gazeta

À tarde, fizemos um seminário sobre Estrelas Variáveis, um assunto que o CEAAL desenvolve há 3 décadas. Alguns sócios compareceram e aprenderam mais um pouco sobre esse fascinante ramo da Astronomia. Tivemos novidades e vamos decidir o rumo para incrementar essas observações visuais e fotográficas.

Equipe do seminário; página da AAVSO; Romualdo mostra mapa de estrela variável.

Após o seminário, que se encerrou às 18h00, nos preparamos para a primeira palestra (de uma série de 4) em homenagem ao mês das mulheres. Os visitantes começaram a chegar e, às 20h00, já tínhamos um bom número de expectadores. Betânia Pereira falou da homenagem à Katherine Jhonson e outras mulheres na história da Astronomia com importantes vídeos da série Cosmos do saudoso Carl Sagan. A pelestra terminou às 21h00 com muitos aplausos. Vale ressaltar que a Palestra foi transmitida ao vivo pelo nosso Instagram.

Momentos da Palestra do dia 07/03/2020

Logo em seguida, com a melhora das condições atmosféricas, os sócios do CEAAL colocaram à disposição do público, 3 telescópios para observação e os visitantes puderam ficar conosco, contemplando as belezas de nosso cantinho do Universo até por volta das 23h00. Ainda tentamos gravar a estrela variável de longo período, SS Crucis, mas devido à câmera utilizada, não conseguimos. Tentaremos com outra câmera assim que possível. Encerramos as atividades desse produtivo sábado às 00:00.

Momentos das nossas observações. Foto da Lua. Nossas sócias mirins, Nicole e Júlia se destacam.

Próximo sábado, dia 14/03/2020 continuaremos nossa séria de homenagem às mulheres. Até lá.

Leave A Comment