Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
No último dia 08/04/2024 fizemos uma live no canal do YouTube do CEAAL, (https://www.youtube.com/watch?v=fIVsIOuNg00) cobrindo o evento do eclipse solar total, não visível aqui do Brasil.
Este eclipse foi visível em sua forma total em três países: México, EUA e Canadá. Nós do CEAAL, iniciamos nossa live às 13:30 (horário de Brasília), incialmente com os sócios Romualdo Caldas, depois Paulo Coutinho e Lucas Morais. Começamos a retransmitir sites que acompanhavam ao vivo o eclipse diretamente dos locais onde o mesmo acontecia: Sites da Nasa, do timeanddate e sites mexicanos. Neste último País, mencionado, aconteceu primeiro a totalidade, na cidade de Mazatlán.
Por volta das 14:45, sempre horário de Brasília, David Duarte e Lucas Amorim (ambos sócios do CEAAL) e Arthur Svidzinski (Sócio do CAsB – Clube de Astronomia de Brasília) entraram em nossa live para apresentar o eclipse, direto da cidade de New Boston, no Texas (EUA). Lucas e David comentaram as possibilidades de registrar o eclipse, havia nuvens ameaçadoras, e David Duarte também transmitiu para o canal do youTube do Observatório Nacional (https://www.youtube.com/watch?v=2tpV5CHZykQ).
O CEAAL acompanhou as fases do eclipse e, no auge do evento, David Duarte ( CEAAL) com a colaboração de Lucas Amorim ( CEAAL) e Arthur Svidzinski (CAsB) realizaram belos registros do eclipse total: O anel de diamante, onde a luz parece jorrar entre as montanhas ou através das planícies ao redor da borda do disco lunar, formando uma luz súbita combinada com a coroa que circunda a Lua, parece uma imagem de anel de diamante. Dentre segundos, outro fluxo de luz aparece o que é chamado coletivamente de Contas de Baily. Vejam aqui, no canal do Instagram de David Duarte: davidduarte_ac
Terminamos nossa live às 16:00 e o grupo que estava em New Boston, Texas, deu uma mini-coletiva para narrar o indescritível: A sensação dos poucos minutos do eclipse total. Terminamos nossa live poucos minutos após o pronunciamento.
Dias depois, tivemos a satisfação de saber, o que não foi surpresa alguma, que a imagem de David Duarte com a colaboração de Lucas Amorim e Arthur Svidzinski ganhou o Astronomy Picture of de Day (APOD) da NASA no dia 14/04/2024 (https://apod.nasa.gov/apod/astropix.html). Parabéns ao David, Lucas e Arthur.
Um bom domingo a todos.
Leave A Comment