Ações do CEAAL 20 – 21/04/2024 (51º CIAst, Observações públicas, participação Usina Ciência + divertida e entrevista TV Pajuçara).

Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Sábado, 20/04/2024 iniciamos os preparativos para nossas aulas do 51° CIAst bem cedo, no período da manhã. Além das aulas, preparamos também, estratégias para a participação do CEAAL no evento organizado pela Usina Ciência, nossa sede: A Usina Ciência + divertida.

Cartaz no instagram da Usina Ciência + divertida com a participação do CEAAL.

Retornamos à Usina Ciência às 14:00 e já havia muita gente no prédio, ansiosas para o início do evento e, concomitantemente, nossos alunos vinham chegando para as aulas.

Enquanto as salas de Astronomia, Física, Química e Biologia ficavam repleta de visitantes para o evento da Usina Ciência, começávamos nossas aulas na sala de energia (Turma Copérnico) com Paulo Coutinho ministrando sobre Estrelas onde foi abordado conceitos fundamentais sobre esses astros, além de sua evolução. Na outra sala do DNA (Turma Galileu), Lucas Morais falava sobre Constelações e abordou a história sobre como os humanos criaram esses conceitos de agrupamentos estelares, as 88 constelações atuais e utilizou o programa Stellarium para ilustrar sua aula. Ambas as aulas terminaram por volta das 17:05. Então tivemos um intervalo de 35 minutos.

Paulo inicia sua aula de estrelas na turma Copérnico. Foto de Romualdo Caldas.
Paulo exibe o espectro da luz. Foto de Wellison Silva
Lucas Morais inicia sua aula de constelações na turma Galileu. Foto de Romualdo Caldas
Início da aula de constelações na turma Galileu. Foto de Romualdo Caldas.

Nesse intervalo, o pátio e as outras salas da Usina Ciência e suas salas estavam repletas de visitantes, porém o céu mostrava-se teimosamente nublado, desde a tarde o que nos impossibilitou de montar nosso telescópio solar Coronado para visualização em hidrogênio alfa de nosso Astro – Rei.

Sala de química repleta com o show de Ciências da Usina Ciência. Foto de Romualdo Caldas

Entretanto, quando o intervalo das aulas acabou e nossos alunos voltaram à sala de aula, deste feita com Paulo indo para a turma Galileu e Lucas Morais para a turma Copérnico, onde foram ministrados os mesmos assuntos. Neste período o céu melhorou um pouco para observação da Lua e os sócios do CEAAL montaram dois telescópios que foram apontados para a Lua. Centenas de visitantes ficaram encantados com estes telescópios e formaram filas para observação lunar. Pátio cheio de pessoas de todas as idades e muitas conseguiram além de ver, registrar imagens de nosso satélite natural através de seus aparelhos celulares apontados para a ocular do telescópio.

Lucas Morais começa sua aula de constelações na turma Copérnico. Foto de Romualdo Caldas.
Paulo inicia sua aula de Estrelas na turma Galileu. Foto de Romualdo Caldas
Pátio da Usina Ciência lotado com visitantes observando a Lua. Foto de Romualdo Caldas
Criança observa atentamente a Lua. Foto de Wellison Silva.

Varias crianças e adultos tiveram uma tarde noite inesquecível proporcionada pela Usina Ciência e seus shows de Química, Física, Biologia, sala de Astronomia e as observações proporcionadas pelo CEAAL. Mais de 600 pessoas passaram pela Usina Ciência neste sábado.

Pátio lotado para as observações. Foto de Wellison Silva.
As redes sociais do CEAAL e da Usina Ciência também repercutiram bastante neste sábado com muitas pessoas comentando e deixando seu apoio.

Terminamos nossas ações às 21:45.

Já no domingo , dia 21/04/2024 fomos entrevistados pela emissora TV Pajuçara em nossa sede na Usina Ciência. A gravação começou às 19:10 com Romualdo Caldas e Demisson Lopes. O primeiro relatou à reportagem os prêmios APOD/NASA que os sócios do CEAAL ganharam em 14/09/2020 (Ocultação de Marte pela Lua, por David Duarte e Romualdo Caldas), em 08/04/2024 (Eclipse total do Sol no Texas – EUA, por David Duarte e Lucas Amorim) e em 19/04/2024 (Nebulosa Eta Carinae, por Demisson Lopes), além dos dias e horas de visitação para observações públicas gratuitas promovidas pelo CEAAL em sua sede na Usina Ciência e como fazer para participar. Demisson explicou com detalhes como foi realizada sua fotografia premiada, o esforço feito para aquisição das imagens e o árduo processamento.

A entrevista pode ser vista em detalhes aqui, neste link: https://www.youtube.com/watch?v=6mjQ_oTh4vY

Romualdo inicia a entrevista. Foto de Péricles Terto.
Demisson Lopes fala sobre sua imagem APOD/NASA. Foto de Péricles Terto.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment