VI Workshop de Astronomia do CEAAL

A 6ª edição do Workshop de Astronomia do CEAAL foi realizada dia 29 de Agosto de 2009. Confira.

O Workshop de Astronomia do CEAAL consiste em uma reunião de trabalho do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas e é aberta a todo interessado em Astronomia, durante o evento os integrantes _do CEAAL fazem uma explanação dos projetos que estão realizando e da metodologia que será utilizada nos projetos que estão sendo planejados para os próximos anos, durante o evento também são feitas discussões que visam ajudar com idéias e contribuir para a conclusão dos trabalhos.

No dia 29 de Agosto de 2009 foi realizada a 6ª edição do Workshop de Astronomia do CEAAL, o mesmo aconteceu no Auditório da Usina Ciência da UFAL. Para dar início ao Workshop, Adriano Aubert, Presidente do CEAAL, fez as apresentações e contou um pouco da história e expectativas do CEAAL. O evento teve início às 15:00h, estavam previstas 10 apresentações nas quais os palestrantes tiveram 30 minutos para ministrá-las, contabilizando dos mesmos o tempo para as perguntas e discussões.

Abaixo a lista dos trabalhos apresentados:

01 – Amadores: Novos Sonhos Possíveis – Luiz Lima do Nascimento

02 – Projeto Sítio de Observação do CEAAL (S.O.C.) – Adriano Aubert Silva Barros

03 – Tycho II: Planos de um ATM – Luiz Lima do Nascimento

04 – Pesquisa sobre a Precipitação no Estado de Alagoas – Adriano Aubert Silva Barros

05 – Podcasting: Um novo meio para a divulgação da Astronomia – Adriano Aubert Silva Barros

06 – O Novo site do CEAAL – Lucas Benevides Viana de Amorim

07 – Observação de Estrelas Variáveis Eclipsantes Austrais – Adriano Aubert Silva Barros

08 – Índice de Professores que ensinam Astronomia no Ensino Fundamental / Construção de um relógio solar para o OGLL / Plano de ação do CEAAL para o OGLL para 2010 – Simone Barros de Abreu

09 – Radioastronomia: O que é? Como se faz? – Luiz Lima do Nascimento

10 – Olha pro Céu Maceió – Severino Fidélis de Moura

Dando início às Apresentações de trabalhos, Luiz Lima apresenta “Amadores: Novos Sonhos Possíveis”, o objetivo era mostrar quais as atividades que um Astrônomo Amador pode realizar e como o CEAAL pode atuar como um grupo de Astrônomos Amadores. A proposta maior foi a incitação ao sonho, dando ênfase ao fato de que tudo inicia a partir do sonho e daí são construídas as idéias concretas.

Mencionando os trabalhos já realizados pelo CEAAL e os realizados por outras entidades de Astrônomos Amadores, – como a fundação CEU, em Brotas – SP, que trabalha nos ramos de Astronomia, Astronáutica, Geologia e Ciências Afins –, foi lançado o questionamento do “por quê” o CEAAL ainda não possui muitos projetos de pesquisa e assim foi iniciada a discussão a respeito das atividades que poderiam ser realizadas baseando-se em sonhos para realizar os planejamentos. As idéias de atividades foram desde a produção de pico satélites, elaboração de programas de rádio, tv e Internet, até o acesso remoto à um telescópio robótico no Chile. Concluindo, Luiz enfatizou que: Começa-se pelo sonho, persegue-se o sonho e assim transforma-se o sonho em realidade.

O próximo a apresentar foi Adriano Aubert, com o “Projeto Sítio de Observação do CEAAL” (S.O.C.), no mesmo foi divulgada a proposta para construção do S.O.C. e seu cronograma para os próximos dois anos e meio. Primeiramente tivemos conhecimento das etapas do projeto, onde a primeira será a aquisição do terreno, porém, tendo realizado o estudo sobre as condições climatológicas, preço e melhor localização. Após realizar as visitas ao local e o contato com pessoas facilitadoras para a negociação, foi posta em discussão a realização de campanhas para levantamento de recursos para a construção do Sítio. A idéia é um ambiente com cerca de 10.000m², a explanação do cronograma mostrou as datas previstas para a realização das etapas, como construção da casa de apoio, estacionamento, refeitório e alojamento. O objetivo é realizar as pesquisas e atuar para que o projeto esteja concluído em 2011.

Luiz voltou a apresentar, desta vez um tema mais técnico mostrando a diversidade de eixos trabalhados no Workshop, a apresentação  “Tycho II: Planos de um ATM” abordou que inicialmente a necessidade era de se construir um telescópio Newtoniano com montagem Dobsoniana de 7”, mas hoje a necessidade é a de refazer este telescópio. Luiz nos apresentou pessoalmente o Tycho II (nome provisório), até então conhecido apenas através de fotografias, o objetivo foi a apresentação dos projetos para melhorar e concluir o projeto. O novo modelo não teria uma montagem dobsoniana e devido ao peso, alguns materiais seriam substituídos por outros mais leves, facilitando o deslocamento do mesmo. Além da base, a ótica também será aproveitada, seu espelho é de 17cm de diâmetro.

Após a explanação das idéias para o novo telescópio, os participantes também deram sugestões para melhoramento da montagem de Tycho II, como por exemplo, sistema de acompanhamento. Luiz concluiu com uma breve explicação sobre os tipos de montagem para telescópio, o que esclareceu as duvidas de alguns entusiastas não muito conhecedores da ciência.

A “Pesquisa sobre a Precipitação no Estado de Alagoas” está sendo realizada por Adriano Aubert, a mesma faz parte do projeto do Sítio de Observação do CEAAL e a pretensão é identificar climas com baixo índice de precipitação no estado de Alagoas, o que facilitaria para a obtenção e atuação do S.O.C. Os estudos estão sendo realizados desde o início de 2008.

Visando encontrar o melhor local para o Sítio, de acordo com o que já se tem conhecimento, as regiões escolhidas para estudo foram o Sertão, Sertão de São Francisco, Agreste, Baixo São Francisco, Zona da Mata e Litoral. Adriano fez a exposição dos índices de precipitações em gráficos, segundo os mesmos, foi concluído até o momento que o melhor local seria o Sertão de São Francisco, no mesmo há possibilidades de escolha entre Olho D’água das Flores, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Monteirópolis, Jacaré dos Homens e Carneiros. Estes locais foram escolhidos para continuação da pesquisa devido à pouca densidade demográfica e menor índice de nebulosidade.

Ingressando o CEAAL nas novas tecnologias, Luiz apresentou “Podcasting: Um novo meio para a divulgação da Astronomia”, desde sua origem, a divulgação é ponto forte do CEAAL, além de ser pioneiro na utilização da Internet para este fim. O Podcast e o Videocast chegam como uma nova forma para atuarmos no ensino e divulgação da Astronomia. Durante a apresentação, foram dados exemplos de Videocasts e Podcasts, através dos exemplos tomamos conhecimento da estrutura dos mesmos, que sempre são compostos da apresentação inicial, com os participantes e o tema a ser abordado, a descontração, inter-relacionando os assuntos tratados com cenas cotidianas e linguagens cativantes que permitam descontração enquanto se é assistido e por fim a leitura de e-mails e o bate papo a respeito do tema do dia. Foram visualizados 3 exemplos para análise, contudo, o objetivo é incentivar o CEAAL à produzir Podcastings, assim, Luiz nos mostrou o seu projeto de um Videocast, trata-se do programa “Colaborastro”, um vídeo com informações sobre Astronomia produzido por membros do CEAAL, objetiva-se concluí-lo e o mesmo seria publicado quinzenalmente.

“O Novo site do CEAAL” foi a apresentação de Lucas Amorim, o CEAAL, que durante muito tempo teve o único site de entidade amadora tratando exclusivamente de Astronomia, utilizava comandos trabalhosos com HTML, após seu sistema foi mudado para frames, e ao observar o crescimento do CEAAL e da Astronomia, a busca por mais praticidade para atualização dos conteúdos e organização na estética do site levaram Lucas a produzir um novo modelo, desta vez utilizando Plones. O novo site Será um ambiente colaborativo baseado no framework Plone/Zope, o mesmo trará praticidade e uniformidade para o nosso novo portal. O trabalho foi a apresentação dos novos comandos e atalhos do novo site para os membros do CEAAL começarem a se familiarizar, ainda não há previsão mas o mesmo será posto no ar em breve.

Após conhecer o novo site, às 17:45 foi feita uma pequena pausa para o lanche, onde os participantes do VI WAC puderam interagir enquanto se preparavam para a próxima série de apresentações.

A sétima apresentação foi de Adriano Aubert, explanando seu projeto sobre a “Observação de Estrelas Variáveis Eclipsantes Austrais”, a proposta foi a elaboração de projetos para observação de 20 estrelas binárias eclipsantes austrais com o intuito de determinar as suas equações de época. Este projeto será desenvolvido com alunos no Observatório Astronômico Genival Leite Lima.

Para a realização do mesmo foram escolhidas 20 estrelas tipo Algol, Beta Lirae e W Ursae Majoris, encontradas nas constelações de Sargitário, Escorpião, Capricórnio e Coroa Austral, os alunos terão de confeccionar os mapas das estrelas utilizando o catálogo GCVS e através da AAVSO VSP (AAVSO Variable Star Plotter) e Cartes do Ciel, após este processo eles irão observar as Estrelas, registrar os dados e analisá-los, escrever o trabalho e apresentar os resultados obtidos, no caso, a determinação das equações de época das Estrelas trabalhadas.

Logo após, Simone Barros nos falou resumidamente a idéia de três planos de trabalho, o primeiro foi o “Índice de Professores que ensinam Astronomia no Ensino Fundamental”, que mostra um projeto de identificação dos professores que ensinam astronomia para os alunos da 1ª fase no CEPA e a idéia de confeccionar um vídeo com voluntários, onde será registrado os tipos de atividades que foram desenvolvidos com os alunos. Logo após, a “Construção de um relógio solar para o OGLL” propõe a definição de possíveis atividades e como operacionalizar as ações que podem ser desenvolvidas pelo CEAAL para o OAGLL. A “Construção de um relógio solar para o OGLL”, seguindo as pesquisas de Simone e partindo do pressuposto de que a maioria dos observatórios possui um relógio solar, surgiu a idéia de um projeto que visa a identificação dos tipos de relógio solar utilizados atualmente e a eleição de um modelo para servir de referência na construção de um relógio solar para o Observatório Astronômico Genival Leite Lima.

“Radioastronomia: O que é? Como se faz?” foi o tema da palestra seguinte, ministrada por Luiz Lima. Há tempos procura-se criar um grupo de Radioastronomia no CEAAL, a partir daí, foram dadas explicações sobre os conceitos e utilidades da pesquisa em Astronomia através das ondas de radio. Conceitos sobre conjunto de ondas, comprimento e penetração das ondas na atmosfera foram associados aos estudos dos espectros eletromagnéticos, Luiz conclui com uma nova tentativa de formar o grupo de pesquisa no CEAAL mostrando o que a Radioastronomia representa e como os Astrônomos amadores podem atuar.

 

Finalizando, Seu Fidélis fez uma apresentação especial intitulada “Olha pro Céu Maceió”, com um conjunto de fotos em slide e uma nova Astropoesia, Seu Fidélis homenageou à Genival Leite Lima (in memorian), fundador do CEAAL, contribuindo e deixando seu recado como reconhecimento ao trabalho do Grupo e fazendo menção ao OAGLL, fruto dos trabalhos do CEAAL.

 

Olha pro Céu Maceió – Severino Fidélis de Moura

 

Quanta modéstia Alagoas!

Agora representa o mundo.

Da Astronomia para o Nordeste

Com visão de Espaço Profundo.

Para o povo, aluno e professor,

Lá no Cepa, está bem ao fundo!

 

Cepa, aglomerado de escolas,

De controle governamental.

Vai lembrar um companheiro

Uma pessoa amiga e especial

A homenagem permanente.

Ao nosso irmão Genival

 

Levou-se um “chá de cadeira”

Para conseguir o intento

Precisou de muita força

Está pronto o monumento

Graças à boa vontade.

Do grupo, a todo o momento.

 

Valeu a pena à torcida

Dos membros do CEAAL

Que vivem estudando o céu

Nos pernoites do céu austral.

Lutaram unidos com Adriano

Para imortalizar Genival.

 

Agradecendo pela atenção dos presentes, o VI Workshop de Astronomia do CEAAL, evento que contou com a presença de 26 participantes, dentre eles 5 palestrantes e um total de 10 apresentações, encerrou-se às 20:00h. Seria o final de mais uma reunião e o início dos preparativos e expectativas de que possamos, em breve, observar as conclusões dos trabalhos apresentados pelos membros do CEAAL, e discutidos pelos participantes, em uma próxima oportunidade, que é o objetivo principal dos Workshops de Astronomia do CEAAL.

 

 

Kizzy Alves Resende

Leave A Comment