Olá aos amigos da Astronomia. Conforme dito na postagem anterior, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) participou ativamente de atividades correlacionadas com o tema do título dessa postagem, entre as datas de 11/02 a 16/02/2019. Esse tema foi proposto pela União Astronômica Internacional (UAI) e, Graças à ativa participação das sócias do CEAAL, Betânia (idealizadora das ações desta semana), Mauricea, Hellen e Andreia Juelle, foi possível a realização deste importante evento aqui em nosso Estado.

Começamos dia 11/02 com a abertura no SINDPREV com a palestra da Diretora da Usina Ciência Monique Ângelo e da Bióloga Flávia Moura falando sobre as mulheres na Ciência e seus desafios. Palestras proveitosas com a participação de Professoras do Estado, da Universidade e dos sócios do CEAAL.

Fotos da abertura da Semana das Mulheres na Ciência.

Terça-Feira, Betânia foi para a cidade de Arapiraca, no agreste Alagoano, sendo recebida por José Edson, sócio do CEAAL e fundador Presidente do Clube Eclipse de Arapiraca, proferindo importante palestra sobre os desafios das mulheres na Ciência, no prédio do SINTEAL Arapiraca.

Betânia e José Edson iniciam palestras em Arapiraca

Quarta-feira a Palestra foi no CEDU da UFAL onde Betânia, Hellen e David participaram ativamente com as Professoras Rosimeire Oliveira e Rosana Coutinho, daquela Universidade, de importante discussão do papel das mulheres na Ciência, tendo como mediadora a sócia do CEAAL, Hellen Ramos.

Hellen, David, Betânia e Professoras falam no Campus da UFAL sobre a importância das mulheres na Ciência.

Quita-Feira no Sindictcmal, no bairro do Clima Bom, Betânia levou Andreia Juelle, também sócia do CEAAL, para falar sobre importantes mulheres da Ciência, com destaque às mulheres Alagoanas;

Andreia Juelle realiza uma importante palestra sobre as mulheres na Ciência

Sexta-Feira o evento foi cancelado;

Sábado, tivemos na Usina Ciência um importante evento, homenageando uma das mulheres mais importantes de Alagoas na disseminação da Ciência: Professora Lenilda Austrilino. Começamos nossa homenagem às 20:00 com vídeos da Professora, onde a mesma fala um pouco sobre suas ações de Ciência. Depois, Professora Lenilda falou um pouco de sua vivência na carreira acadêmica, suas provas, seus êxitos e obstáculos superados. No final, houve a entrega de um ramalhete de flores para nossa homenageada e uma placa com agradecimentos, entregues respectivamente pela Professora Sandra Lira da UFAL, pesquisadora da realidade Alagoana, amiga da homenageada e por Romualdo Arthur, Presidente do CEAAL. Logo após, houve uma breve comemoração e, para fechar com chave de ouro, tivemos observações no pátio da Usina Ciência, onde Crianças puderam observar nossa Lua através dos telescópios da Usina e do CEAAL.

 Auditório da Usina Ciência com um bom público presente e, Professora Lenilda Austrilino é a grande homenageada dessa semana dedicada às mulheres na Ciência.

Observações no pátio da Usina Ciência

O CEAAL agradece a todos os envolvidos que com muito esmero participaram ativamente desta semana e a tornaram possível. Agradecemos também a todas as entidades que nos apoiaram para a realização destes eventos acima relatados. Uma boa semana a todos.

Leave A Comment