Sábado de muitas atividades astronômicas: Início do XLV CIAst e PLC especial

Olá a todos os amigos da Astronomia. Sábado dia 27/04/2019 o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) desenvolveu várias atividades programadas em seu calendário anual. Começamos os preparativos para o XLV Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) bem cedo. Desde às 8:00 da manhã, estávamos preparando o auditório e o apoio para receber os 45 inscritos do CIAst. Às 14:25 os alunos começaram a chegar, sendo recebidos pela equipe competente do CEAAL, assinando a lista de frequência e, posteriormente, cada inscrito recebeu uma pasta contendo uma caneta, bloquinho de nota, folha de papel ofício e nossa apostila em novo formato (agradecemos ao SINTEAL pela impressão das apostilas de excelente qualidade, ganhando elogios dos alunos). Começamos às 15:00 em ponto com Andreia Juelle, coordenadora desta edição, dando as boas vindas aos alunos. Romualdo inicia, em seguida, a aula inaugural do XLV CIAst : História da Astronomia, onde aborda os principais assuntos desse tema.

Sala lotada e aula de História da Astronomia com Romualdo Caldas.

Às 17:10 aconteceu o intervalo sendo servido um lanche aos participantes do curso. Após a merenda, David Duarte inicia sua aula – Esfera Celeste – 18:00 com a costumeira competência que lhe é inata, terminando a explanação às 19:50.

David inicia sua aula. Alunos atentos à explicação

Devido ao feriado da Páscoa, nossa Palestra da Lua Cheia (PLC) ficou para este sábado, dia 27/04/2019, logo após o CIAst. Esta foi uma PLC especial onde ocorreu um debate salutar sobre as hipótese da Terra Comum e da Terra Rara, defendidas respectivamente por Paulo Coutinho e Romualdo Caldas. Betânia Pereira foi a mediadora do encontro.

Público presente para a PLC do debate. Betânia, mediadora da noite, inicia a PLC e esclarece suas regras.

Começamos às 20:20 minutos com as seguintes regras: Sorteio para ver quem começaria o debate; cada participante teria 30 minutos para discorrer sobre seu tema; perguntas somente após as duas explanações.

Com essas premissas, Paulo Coutinho ganhou o sorteio e foi o primeiro a falar. Como sempre, sua palestra foi excelente e ele discorreu sobre a imensa possibilidade de vida complexa no Universo, o que explica a hipótese da Terra comum.

Paulo Coutinho inicia sua palestra da hipótese Terra Comum

Romualdo Caldas começou logo em seguida, defendendo a hipótese que o Universo pode ser rico em vida tipo microbiana, entretanto, vida complexa (multicelular) seria raríssima, que é a base da hipótese da Terra Rara.

Romualdo Caldas fala sobre a hipótese Terra Rara

Após os dois debatedores defenderem os pontos de vista antagônicos, o debate foi aberto ao público presente composto por vários sócios, alunos do XLV CIAst e visitantes que vieram exclusivamente para o debate. Foi uma avalanche de comentários e perguntas como nunca tinha acontecido em nossas PLCs e agradecemos aqui a todos que colaboraram com seus pontos de vista, o que tornou a noite mais rica e produtiva para todos.

Essa PLC foi transmitida ao vivo pelo Facebook da nossa sócia e mediadora Betânia Pereira. Ernande tasmbém gravou o debate com sua máquina Canon.

Agradecemos a todos que compareceram nesse último sábado de abril para ajudar no CIASt e os que foram para a PLC. Uma boa semana a todos,

CEAAL, HÁ 41 ANOS DIVULGANDO ASTRONOMIA EM ALAGOAS.

Leave A Comment