Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Neste último sábado de Astronomia (23/04/2022), realizamos nossa primeira Palestra da Lua Cheia (PLC) de 2022, presencial e online, após 2 longos anos de ausência devido à pandemia. Estivemos na Usina Ciência e, às 20:00 começamos nossa PLC cujo tema foi um debate entre as hipóteses da Terra Rara x Terra Comum (Princípio de Copérnico), defendidas por Romualdo Caldas e Paulo Coutinho. A moderadora do debate foi Betânia Pereira que deu as boas vindas a todos e todas presentes fisicamente e online (A PLC foi transmitida em nosso Canal do YouTube neste link: https://www.youtube.com/watch?v=PC5mOvCdKJQ e também em nosso canal do Instagram)

Preparativos para a PLC

Nosso sócio que possibilitou a transmissão na internet ao vivo foi o Ernande Júnior que levou seu equipamento de trabalho para o local da PLC (Usina Ciência). Betânia realizou o sorteio, após as boas vindas e, Romualdo Caldas, foi o escolhido para iniciar a PLC. Romualdo levou cerca de 35/40 minutos para expor seus slides e defender os argumentos da Terra Rara que, no geral, afirma ser o Universo repleto de vida microbiana ou o equivalente a isso com raros planetas contendo vida tipo animal ou vegetal e, quase nulo, beirando o zero, ter vida inteligente tecnológica, lá fora.  Paulo Coutinho, a seguir, se contrapôs a essa hipótese, levou cerca de 50 minutos para exibir seus slides e defender que a Terra tem planetas semelhantes espalhados por essa imensidão do Cosmos, levando em conta as estatísticas e outros argumentos plausíveis.

Romualdo Caldas inicia sua defesa da hipótese da Terra Rara

Paulo Coutinho começa sua explanação da hipótese da Terra Comum

Público presente à PLC

Público acompanha a explicação de Paulo Sócios, visitantes e internautas interagem durante a PLC.

Após as exposições e defesas, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho receberam várias perguntas do público presente o que enriqueceu nossa PLC. O público do nosso canal do YouTube também se manifestou bastante com esse tema instigante. A PLC se encerrou às 21:45.

Ainda neste sábado, fizemos poucas observações telescópicas com nossos visitantes, devido ao tempo intensamente nublado que permitiu poucas brechas no céu.

Agradecemos aos nossos sócios que tornaram possível essa PLC: Betânia Pereira, Ernande Júnior, Neftali Jr, Aloísio Jr, Lucas Morais, Lhuana Lee, Jonathan ,Emileide, Hélvio, Sérgio Caldas, Beatriz, Lucas Fernandes, Marcos Acok Leão, David Duarte, Paulo Coutinho e Romualdo Caldas.

Agradecemos também a presença de 12 visitantes que prestigiaram nossa PLC e às dezenas de internautas que interagiram em nosso canal do YouTube e Instagram, durante a PLC.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment