Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

É com imensa satisfação que o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) retorna às suas atividades astronômicas neste ano de 2024, o 46º desde a sua fundação por Genival Leite e Lima em 1978.

Retornaremos às observações públicas dia 06/01/2024, sábado, a partir das 19:00 em nossa sede na Usina Ciência, disponibilizando 3 ou 4 telescópios para observações dos objetos celestes, começando por Júpiter (com câmera acoplada em telescópio para o povo observar e registrar imagens do planeta gigante, suas nuvens, seus satélites (incluindo os trânsitos de Europa e Ganimedes pelo disco de Júpiter e a ocultação de Io).

Observaremos também a estrela dupla Mesarthim (Gama Arietis), o aglomerado globular 47 Tucanae, os aglomerados abertos M45 (Plêiades) M47, M46, M41, as Hyades, estrela Aldebarã, estrela Betelguese e a grande nebulosa do Órion.

Todos esses objetos serão exibidos em nossos telescópios com orientação dos sócios do CEAAL. Iremos registrar fotos da região da estrela variável U Monocerotis com máquinas DSLR Canon e celular.

Nota: Estas observações somente serão possíveis se as condições atmosféricas estiverem adequadas.

Aguardamos todos vocês. Compareçam.

Júpiter e uma de suas luas: Io, projetando sua sombra na atmosfera do gigante gasoso. Foto de Ernande Jr e Flávio Fortunato.

Leave A Comment