Na última semana de Março, à convite da coordenadora da Usina Ciência, Patrícia Siqueira e da vice-coordenadora Monique Ângelo, o CEAAL participou de duas atividades em conjunto à Usina Ciência, a primeira delas foi a Aula Inaugural, ocorrida no dia 24 de Março, um evento que deu o pontapé inicial para as atividades de 2025 na instituição e retomou a temporada de agendamentos para visitas de escolas. O evento foi voltado para o público em geral, sendo uma oportunidade de conhecer os ambientes internos e explorar um universo de ciência e inovação.
O CEAAL, através do seu sócio e atual Secretário, Neftali Junior, promoveu observações solares utilizando telescópio solar no pátio da Usina Ciência onde os presentes puderam contemplar nosso Sol. Além das observações, Neftali Jr ministrou uma palestra sobre a História da Astronomia Amadora em Alagoas, onde mostra como a atividade teve início e se desenvolveu ao longo dos anos em nosso estado.
O evento também contou com o Show do Química promovido por monitores da Usina, uma palestra com o professor de Matemática da rede municipal de Viçosa, profº João Paulo Falcão, que falou sobre seu projeto de robótica feito com sucata com seus alunos, contou com as falas da coordenadora da Usina, Patricia Siqueira, da vice-coordenadora, Monique Ângelo e do pró-reitor de extensão e cultura da UFAL, Cézar Nonato. Ainda estiveram presentes representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia da cidade de Maceió. Participaram do evento, aproximadamente, 25 pessoas entre professores, alunos, servidores e monitores da Usina Ciência.

A segunda atividade foi realizada no Sertão Alagoano, no campus Delmiro Gouveia da Universidade Federal de Alagoas, nos dias 28 e 29 de Março. No primeiro dia, Neftali Jr, ministrou um seminário sobre Fenômenos Astronômicos para a turma de Licenciatura em Ciências onde abordou a dinâmica de alguns fenômenos como eclipses (solar e lunar), ocultações (planetárias e estelares) e conjunções. Após o seminário, foram realizadas observações com telescópio onde foi possível ver Júpiter, Marte, a Grande Nebulosa do Órion e o aglomerado estelar M41 no Cão Maior.
No segundo dia, pela manhã, após atividade de construção de maquete do Sistema Solar com a professora Monique Ângelo, foram realizadas observações do Sol com telescópio solar onde tanto alunos da turma de Ciências, como dos demais cursos do campus puderam observar o Sol. A atividade também contou com a presença do professor Amauri Barros e do coordenador do curso de Ciências, Marcelo Felisberto, que é sócio do CEAAL.

Leave A Comment