Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

É com muita satisfação que reativamos nosso projeto Descobrindo o Universo cujo objetivo é trazer uma escola (Pública ou particular) para a sede do CEAAL e ministrar uma palestra sobre Astronomia básica e, logo depois, fazer observações telescópicas da Lua, dos Planetas e das estrelas.

Nesta sexta-feira, dia 25/08/2023, às 17:30 recebemos uma turma do ensino médio da Escola Estrela Guia da cidade de Boca da Mata/AL em nossa sede, a Usina Ciência. Essa turma foi orientada em sala de aula, também, por Andesson Mendes, sócio do CEAAL e professor da prestigiosa escola acima referida. O céu estava magnificamente limpo, nesta data e horário, e conseguimos realizar tudo conforme planejado.

Romualdo Caldas, Presidente do CEAAL ministrou uma pequena palestra sobre fundamentos astronômicos do Sistema Solar, abrangendo o Sol, e os 4 planetas interiores, dando especial atenção ao sistema Terra-Lua. A palestra durou cerca de 25 minutos e, no final, houve 10 minutos de perguntas realizadas pelos alunos.

Turma chegando à Usina Ciência com o Professor e sócio do CEAAL, Andesson Mendes. Foto Romualdo Caldas
Romualdo explicando sobre o CEAAL no início da palestra. Foto Andesson Mendes.
Turma presta atenção à palestra sobre Sistema Solar. Fotos Andesson Mendes.

Após as perguntas, fomos ao pátio da Usina Ciência, onde os sócios Hélvio Peixoto (com seu filho Levi) e Andressa Vitória estavam a espera com dois telescópios montados para observação direta da Lua e para transmissão das imagens em computador, também.

Telescópios preparados para observações, montados por Romualdo Caldas, Andressa Vitória e Andesson Mendes. Foto de Romualdo Caldas
Andesson Mendes e Andressa Vitória observam, navio se afastando no horizonte comprovando a curvatura da Terra. Foto de Romualdo Caldas

Os alunos aproveitaram bem a palestra e as observações lunares, aprendendo sobre as características do relevo lunar (Mares, Montanhas, Crateras principais) reconhecendo-as em imagens geradas por nossa câmera ZWO ASI 183C Cooled em nosso notebook. Aproveitamos para explicar vendo os registros lunares no computador, sobre a possível origem da Lua. Os alunos observaram também, o majestoso planeta Saturno, seus magníficos anéis e a sua principal lua Titã.

Alunos observam a Lua e registram imagens em seus aparelhos celulares. Foto de Andesson Mendes
Os alunos observam imagens geradas por nossa câmera no computador, operado por Romualdo Caldas. Aprenderam um pouco sobre selenografia. Foto de Andesson Mendes.

Terminamos nossas atividades por volta das 19:30 tendo um ótimo retorno dos alunos sobre o projeto do CEAAL, Descobrindo o Universo.

Alunos agradecem e exibem suas fotos lunares.
Alunos agradecendo ao CEAAL.

Participaram desta noite astronômica os sócios: Romualdo Caldas, Andressa Vitória, Andesson Mendes, Hélvio Peixoto e Joenne Mesquita (trazendo as novas camisas para os sócios do CEAAL).

Até mais, pessoal.