Olá a todos os amigos do CEAAL e da Astronomia. Aconteceu entre os dias 20 e 22 de Junho de 2019, na cidade de Arapiraca-AL, o XIX Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE). Este EANE foi organizado com muita competência pelo Clube Eclipse (liderado pelo José Edson) e pelo Planetário de Arapiraca com a ajuda da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas e orientação de Adriano Aubert.

  

David e Adriano                                          Adriano e Romualdo                               Turma do CEAAL e Marcelo Zurita

Chegamos à aprazível cidade de Arapiraca ainda pela manhã do dia 20/06 e fomos direto para o Hotel almoçar e descansar para o início do EANE à noite. No período da manhã, vieram em dois carros, os sócios do CEAAL: Maria Betânia, Neftali Jr., Ernande Jr . Gabriela Castelo, Romualdo Caldas com sua Esposa e Filha(Júlia Gabriela) além de Lucas Morais. No final da tarde chegam mais sócios do CEAAL: David Duarte e sua mãe(Lúcia), e Lucas Melo.

Todos estarão juntos na abertura do EANE que aconteceu no belo auditório do Planetário de Arapiraca, às 19:30. José Edson (Organizador do Evento, Fundador do Clube Eclipse e Sócio do CEAAL) deu as boas vindas a todos os presentes e chamou para compor a mesa o Prefeito de Arapiraca, o Secretário Municipal da Educação, O Diretor do Planetário de Arapiraca (Jonathan David), O Diretor do Observatório Genival Leite e Lima (Adriano Aubert – também Sócio do CEAAL), O Presidente da Linnea e da SEASE – Sociedade de Astronomia de Sergipe (Ivo Matias) e o Presidente do CEAAL (Romualdo Caldas).

David apresenta sua parte na palestra                 José Edson saúda a todos                Edson congratula-se com os palestrantes   Romualdo fala sobre o equipamento usado

Após todos da mesa discursarem brevemente, fomos para a Palestra de Abertura do EANE: O primeiro impacto lunar registrado e confirmado no Brasil, por Marcelo Zurita (Bramon e APA – Associação Paraibana de Astronomia), David Duarte (CEAAL) e Romualdo Caldas (CEAAL e BRAMON).  Assim como fizeram na ocasião do registro do impacto lunar, os três trabalharam em conjunto para apresentar esse feito a todos os presentes. Terminamos por volta das 22:00 sob muitos aplausos pelo feito registrado: O primeiro impacto lunar no Brasil filmado e confirmado em dois locais distintos (Alagoas e Paraíba) distantes cerca de 420 Km (Um impacto Brasileiro e Nordestino)

  Sócios do CEAAL após a palestra de abertura no Planetário

No dia seguinte, participamos das atividades na Escola Estadual Rui Palmeira (PREMEN) como exposição dos telescópios, mini cursos de instrumentos Astronômicos por David Duarte, trabalhos orais sobre o desenvolvimento da BRAMON em Alagoas ( O amigo Jenivaldo não pode ir e pediu para Romualdo ministrar sobre o assunto), Romualdo e Betânia, junto com Neftali e Lucas Morais também falaram sobre a importância do CEAAL na Astronomia de Alagoas. Nesta sexta-feira também chegaram à Arapiraca, os sócios do CEAAL, Nicolle, com seus Pais e a jovem sócia do CEAAL, Laura.

Romualdo Explica sobre os instrumentos expostos. Nicolle, nossa Astrônoma Mirim, observa as explicações de Romualdo.

Romualdo Explica sobre a importância do CEAAL em Alagoas

 

No Sábado, último dia, voltamos ao Planetário para o Encerramento do EANE com um espetáculo da banda da Polícia Militar de Alagoas que tocou várias músicas com bastante competência, sendo muito aplaudida no final. Após, tiramos a foto oficial do evento, do lado de fora do Planetário, assistimos a palestra final sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral, proferida pelo professor Jenner do curso de Física da UFAL e participamos do encerramento sendo escolhido o local do XXI EANE.

    

Banda da PM no Encerramento                       Foto dos sócios do CEAAL no planetário              Fotos finais do EANE

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment