Participação do CEAAL no projeto de extensão Céu do Campus

 

Na noite do dia 30 de março ocorreram as observações na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) através do projeto de extensão Céu do Campus do Instituto de Física (IF/UFAL) coordenado pelo Prof. Dr. Elton Malta Nascimento. O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) alinhado com divulgação da astronomia auxiliou no evento levando mais um telescópio para ajudar ao grande número de pessoas que se encontravam em frente ao Restaurante Universitário da UFAL.

 

Laura Beatriz, sócia do CEAAL e estudante de Física, juntamente com Monalysa Ramos, estudante de Física

 

O evento iniciou-se as 17:45 com Prof. Elton direcionando seu telescópio refrator de 100 mm para a Lua, e logo as pessoas foram formando uma fila para observar o astro e também tirar suas dúvidas sobre o evento e observações futuras. O sócio Lucas Morais apontou o telescópio newtoniano de 114 mm para o planeta Vênus que ainda estava acima do horizonte, proporcionando admiração a todos que observavam no momento.

 

Público observando a Lua no início do evento

 

 

Lucas Morais monitorando telescópio newtoniano em Vênus

O público infantil se fez presente em grande número nessas observações. Seus responsáveis conversavam sobre a relação do ensino fundamental com as observações e a importância para o aprendizado da criança.

Jovens admiradores observando no telescópio

 

As 18:20 as condições atmosféricas não estavam favoráveis às observações. Nuvens atrapalharam as observações de outros astros, exceto o da Lua que, em sua fase crescente, estava brilhante diante das nuvens. Apesar das dificuldades, o público não se importou e as filas continuavam sendo formadas. O sócio Neftali Júnior auxiliou com explicações sobre a diferença entre os telescópios, além de explicações sobre o mundo astronômico.

 

Lucas e Neftali presentes no evento

Às 19:25, com as pessoas saindo para suas aulas e o tempo piorando, o evento terminou como esperado. Agradecemos ao Prof. Elton e a todos do CosmUFAL pelo convite, apoio e logística.

 

As fotografias e edições são de autoria do Prof. Elton. Para mais fotos do evento, está no link a seguir na pasta 30/03/2023: https://drive.google.com/drive/folders/1ND8UUmzlcOr9hx5yjqOkBnlgBNS3dY5V?usp=sharing

Instagram:

CEAAL: https://www.instagram.com/ceaal/

CosmUFAL: https://www.instagram.com/cosmufal/

Leave A Comment