Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.
O atual Presidente do CEAAL, Romualdo Caldas, foi convidado pela Professora Ana Paula Praxedes, do IFAL Campus de Satuba/AL, a realizar uma palestra sobre um tema que envolvesse a astronomia, para os alunos e professores do Instituto com posterior observação solar para todos.
As atividades começaram as 09:00 com a palestra proferida por Romualdo no auditório do IFAL cujo tema foi: Hipótese Terra Rara, porque a vida complexa pode ser incomum no Universo (Fatores astronômicos).
A palestra transcorreu muito bem com o auditório confortável quase lotado de alunos e professores do Instituto. Romualdo iniciou falando sobre o conceito de Astrobiologia e origem da vida aqui na Terra que de acordo com os registros em rochas antigas começou há aproximadamente 3,8 bilhões de anos com seres unicelulares que deixaram registros em tais rochas e datam daquele tempo primordial, logo quando a Terra esfriou suficientemente, após a fase inicial de sua formação. Já a vida complexa (seres multicelulares que chamamos de animais) apenas deixou registros fósseis há meros 600 milhões de anos. Por que a vida aqui na Terra iniciou logo que nosso planeta permitiu e ficou assim (seres unicelulares bacterianos) por bilhões de anos e a vida complexa demorou demais para surgir? Daí Romualdo transcorreu sua palestra apresentando fatores astronômicos que a hipótese Terra Rara defende de que a vida complexa é incomum no Universo. Ou seja: A vida microbiana ou semelhante (unicelular) deve ser bem mais comum que imaginamos, já a vida complexa (multicelular – animais e plantas superiores) deve ser rara.
A palestra terminou às 10:20 com perguntas sendo feitas pelos alunos e professores sobre tão interessante tema. Ana Paula e Pedro Barros também deram sua importante contribuição ao assunto.
Depois nos dirigimos ao pátio onde havia uma tenda montada (providenciada pelo Professor Pedro Juvêncio, Diretor de ensino da escola e Professor de Física) para nossa observação solar. Iniciamos a observação com o telescópio solar Coronado PST H-Alfa numa montagem Skywatcher star adventurer. Vários alunos e professores observaram o disco solar de forma segura com suas manchas e proeminências nos bordos.
Concluímos nossas observações às 11:20 com muita satisfação e alegria, agradecendo bastante à Professora Ana Paula Praxedes, ao amigo Pedro Barros, ao Professor Pedro Juvêncio. O CEAAL dá todo apoio à formação de uma clube de Astronomia no Campus do IFAL – Satuba.
Um bom final de semana a todos.
Leave A Comment