Olá a todos os amigos da Astronomia. Como anunciado em postagem anterior, aqui no nosso site/blog, a Palestra da Lua Cheia(PLC) de Setembro foi realizada na noite de sábado dia 22/09/2018 apresentada por Jonathan Vieira, Professor de Matemática e sócio do CEAAL , abordando o seguinte Tema: As contribuições de Johannes Kepler para a Astronomia.

Jonathan Vieira e o tema da PLC Set/2018

Jonathan foi apresentado por Romualdo Caldas, Presidente do CEAAL, que deu boas-vindas a todos.  Jonathan iniciou a PLC às 20:00 discorrendo de forma clara e precisa sobre a história desse pilar da Ciência da Astronomia que foi Kepler, comentando suas descobertas(As três leis do movimento planetário), sua relação tumultuada com outro ícone da Ciência, Tycho Brahe, a importância dos dados do planeta Marte feitos por Tycho para as descobertas das leis de Kepler, a vida atribulada do grande cientista, suas angústias desde a infância(Pai mercenário e mãe acusada de bruxaria), as perseguições religiosas sofridas, a perda de filhos e esposa, etc.

Início da PLC Com bom público presente

A PLC foi encerrada por volta das 20:35 e houve, logo após, uma rodada descontraída de perguntas e novas informações a respeito do tema. Fomos em seguida ao pátio da Usina Ciência onde, graças ao bom tempo, observamos a Lua e os Planetas visíveis naquele horário com nossos sócios e visitantes.

Sócios e visitantes prestigiando nossa PLC

Observação após a PLC

Agradecemos a todos(17 sócios e 13 visitantes) por terem prestigiado mais essa Palestra da Lua Cheia. Que todos tenham uma boa semana.

 

Leave A Comment