Ocultação de Antares pela Lua em 23-24/05/2024 por sócios do CEAAL

Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Maceió, em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Sócios do CEAAL espalhados através da cidade de Maceió trabalharam no registro de uma atividade astronômica chamada ocultação. Ocultação astronômica ocorre quando um objeto é escondido por outro que passa entre aquele e o observador. Isto pode acontecer de algumas maneiras: Estrelas sendo ocultadas por Planetas, por Asteroides ou objetos trans-netunianos, por satélites jovianos/saturnianos e por nossa Lua; Esses são exemplos do fenômeno astronômico que tem importância pois, dependendo do tipo de ocultação, pode dar informações valiosas sobre tamanho, forma do objeto, se o mesmo possui mini-luas ou aneis, atmosfera, se tiver, e se for estrelas sendo ocultadas pela Lua podemos obter informações a respeito de duplas fechadas.

Começando na quinta-feira dia 23/05/2024, o início da noite não estava nada bom. Céu densamente nublado e a ocultação preliminar de Al Nyati pela Lua, não foi possível registrar – Imersão prevista para Maceió às 21h:37m:43s (TU) e Emersão às 22h:36m:38s (TU). Somente por volta das 20:45 (TL) o céu começou a mudar com o desaparecimento das nuvens densas e a Lua surgiu bela em sua fase cheia permanecendo assim com poucas nuvens até o início da ocultação de Antares tão aguardada por todos.

Início da noite densamente nublado. Parecia que não registraríamos nada. Foto de Romualdo Caldas.
Céu densamente nublado, perdemos a imersão de Al-Nyati. Perderíamos também à sua emersão. Foto de Romualdo Caldas.
Porém, o tempo mudou depois das 21:00 e ficamos esperançosos de registrar a ocultação de Antares. Foto de Romualdo Caldas.

O CEAAL adotou a estratégia de espalhar seus sócios com equipamentos através da cidade de Maceió na esperança que alguns destes conseguissem observar/gravar pelo menos um dos momentos : Imersão (desaparecimento) e Emersão (reaparecimento) da estrela Antares. Alguns sócios conseguiram gravar os dois momentos: Romualdo Caldas, Ítalo Adriano e Flávio Fortunato. Outros sócios que acompanharam observando o fenômeno foram Wellison Silva, Andesson Mendes, Waleska Lúcio.

Registro da Lua e Antares, antes do seu desaparecimento. Foto de Romualdo Caldas.
Registro em outro ponto da cidade. Lua e Antares, antes da ocultação. Foto de Ítalo Adriano.
Registro da Lua antes da ocultação. Foto de Wellison Silva.

A estratégia funcionou e por volta do horário previsto para o desaparecimento de Antares dia 24/05/2024 às 02h:45m:10s (TU) para a cidade de Maceió, registramos sua imersão às 02h:45m:36s:261 (TU) e seu reaparecimento estava previsto para às 04h:23m:13s (TU) emergiu às 04h:23m:12s:637 (TU). Estes registros do tempo foram realizados por Romualdo Caldas que usou o programa Sharpcap sincronizado a hora de seu laptop com o Dimension 4 e um relógio atômico de seu celular. Suas coordenadas de observação foram: Latitude = 9º40´38.064″s; Longitude: 35º 45´30.884″ O; Altitude: 12m. Romualdo utilizou um telescópio Shimidt-Cassegrain 8″ uma montagem altazimutal goto Celestron, uma câmera ASI ZWO 183 MC Cooled.

Equipamento utilizado por Romualdo Caldas na cobertura total do evento.
Equipamento utilizado por Ítalo Adriano.
Momento do desaparecimento de Antares no bordo superior da Lua, nesta imagem. Foto de Romualdo Caldas.
Foto do reaparecimento de Antares. Registro de Romualdo Caldas.

Nota1: Conseguimos observar/registrar a companheira tênue – “verde” – de Antares (Antares B) cerca de 10,0 segundos antes da emersão de Antares A. Nosso amigo, Antônio Rosas Campos, do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG) é nosso Mestre neste tema das ocultações astronômicas e, sempre que nós do CEAAL podemos, colaboramos com ele no registro preciso das imagens. Antônio (Toninho) está processando a imagem quadro a quadro para uma maior informação na cronometragem do evento. Aguardaremos notícias sobre o assunto. Antônio Rosas é criador do Blog Sky and Observers e do Anuário Astronômico Brasileiro. Visitem o blog e baixem o anuário, são trabalhos de alta precisão e qualidade.

Nota 2: Fizemos duas lives no canal do YouTube do CEAAL momentos antes das etapas do evento de ocultação de Antares pela Lua: Uma live minutos antes do desaparecimento (imersão) e outra live minutos antes do reaparecimento (Emersão). Vejam e divulguem nossos vídeos e lives no YouTube.

Nota 3: Sócios do CEAAL participaram do Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE) desta feita na cidade de União dos Palmares/AL. Apresentaram trabalhos ou palestras os sócios Neftali Jr (Ocultações Astronômicas – A ocultação de Antares pela Lua) e Elton Nascimento (Palestra sobre Formação de elementos químicos nas estrelas). Ambas as apresentações foram dia 31/05/2024 e serão abordadas em maiores detalhes em uma futura e breve postagem aqui no site.

Vejam mais registros dos demais sócios do CEAAL:

Flávio Fortunato também registrou Antares B e Antares A. Imagem extraída do Tik Tok astrofotografiabrr.

Um bom fim de semana a todos.

Leave A Comment