Observação Pública da Oposição de Júpiter em 5 de janeiro de 2014

O CEAAL levou telescópios à Praça Multieventos para um evento especial de observação da Oposição do Planeta Júpiter em 5 de janeiro de 2014.

Por David Duarte

No dia 5 de janeiro de 2014, Júpiter estava novamente na configuração planetária de oposição, que se repete a cada 399 dias, o período sinódico do planeta com relação à Terra. A configuração de oposição é a mais favorável à observação de um planeta com órbita exterior à da Terra, pois é quando o planeta está mais próximo do nosso e, ainda, permanece acima do horizonte das 18 h às 6 h.

O CEAAL promoveu um “Sic Itur Ad Astra” (evento de observação em local público) especial devido à oposição de Júpiter. O local escolhido foi a Praça Multieventos, na Pajuçara.

Iniciamos o evento por volta das 18:30, permanecendo no local até as 22:15. De início, havia nuvens em vários níveis da atmosfera, que impossibilitaram a observação de Júpiter e dificultaram a da Lua. Por volta das 20 h, as condições melhoraram e o público pôde observar também o planeta Júpiter, principal razão do evento.

Cerca de 300 pessoas observaram pelos telescópios do CEAAL e do nosso colaborador Marcelo Rocha. Veja algumas fotos do evento na sequência.

 

Público começa a chegar e observa a Lua.

Seu Fidelis (à direita) dá explicações e mostra a Lua através de seu telescópio.

Pai ajuda a filha a observar, orientados por Romualdo Caldas.

Dona Daia e seu neto, Davi, observam também.

Mais pessoas chegam e observam Júpiter.

Público ocupa espaço da Praça Multieventos, se agrupando ao redor de cada telescópio.

Pessoas observam Júpiter em oposição, orientados pelos sócios do CEAAL.

Leave A Comment