Olá a todos os amigos e amigas da Astronomia em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Neste sábado, dia 16/04/2022 os sócios do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) participaram de algumas atividades astronômicas de divulgação das 18:30 até às 23:00.

À esquerda, cartaz do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) onde sócios do CEAAL participaram da prestigiosa live e, à direita, cartaz do CEAAL que desde o dia 26/03/2022 recebe visitantes para observações públicas gratuitas em sua sede na Usina Ciência, aos sábados, a partir das 19:00.

Nossos visitantes começaram a chegar à sede do CEAAL, na Usina Ciência, por volta das 18:30, trazendo várias crianças para a observação da Lua e alguns objetos de céu profundo nos três telescópios disponíveis, sendo 2 destes, para visualização direta e o terceiro para ver as imagens no notebook disponibilizado pelo CEAAL. Algumas crianças registraram imagens de melhor definição da Lua, por intermédio deste terceiro telescópio (Shimidt-Cassegrain MEADE 8″) com uma câmera ASI ZWO 183MC Cooled. As imagens foram enviadas para o e-mail dos pequenos visitantes (Cortesia do CEAAL).

Lucas e Lhuana Lee orientam jovem visitante na observação e registro de foto da Lua Pai apoia o filho Criança observa a Lua Pai e filha aguardam a vez de observar Visitantes Tiram fotos da Lua Ernande Jr. procura objetos de céu profundo Orientação dos visitantes por sócios do CEAAL.

Enquanto os sócios do CEAAL (Lucas Morais, Lhuana Lee, Ernande Jr, Marcos Acok, Maria Betânia e Laura Beatriz) orientavam os visitantes, por volta das 19:30, Romualdo Arthur diretamente do pátio de observação da Usina Ciência e David Duarte (Diretamente de sua residência) começaram suas participações na live promovida pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) -(https://www.gov.br/lna/pt-br ), intitulada Sábados Crescentes Virtual,  coordenada pela Dra. Mariângela de Oliveira. Nesta live (Além do David e Romualdo, foi também convidado o colega James Sólon do AstroPE), comentamos sobre o trabalho do Astronômo Amador, suas alegrias, dificuldades e mostramos imagens da Lua através de nossos telescópios. Terminamos por volta das 23:00 felizes por nossa contribuição à divulgação da Astronomia e com muita satisfação por termos participado da live promovida pelo LNA. Nossos agradecimentos à Dra. Mariângela por esse convite que muitos nos honrou.

Romualdo ajusta o telescópio momentos antes da live (Foto de Adriano dos Santos) Live iniciada Romualdo na live e sócios do CEAAL orientando os visitantes (Foto Adriano dos Santos) David exibindo imagem da Lua – live LNA Romualdo Ajustando telescópio (Foto de Adriano dos Santos) Em busca da Lua (Foto de Adriano dos Santos) Final da Live – LNA Romualdo exibe imagens da Lua – Live LNA

Nossos últimos visitantes se despediram por volta das 22:15 tendo no total 15 visitantes e 7 sócios presentes.

Próximo sábado teremos a nossa Palestra da Lua Cheia (PLC) cujo tema será um empolgante debate entre as hipóteses da Terra Rara x Terra Comum (Princípio de Copérnico) defendidas respectivamente por Romualdo Arthur e Paulo Coutinho.

Uma boa semana a todos.

2 Comments

  1. abril 18, 2022 at 12:02 pm

    Excelente amigos! Bom ver as atividades e o compromisso que o CEAAL tem com a difusão da astronomia. Parabéns!

    • romualdo caldas-Reply
      maio 24, 2022 at 5:38 pm

      Obrigado, Adriano. Um abraço.

Leave A Comment