Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Dia 29/06/2023 às 19:30 tempo local, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) realizou uma live especial em comemoração ao dia internacional do asteroide.

Romualdo Caldas, Moezio Vasconcellos e Paulo Coutinho apresentaram a live. De início foram dadas as boas vindas a todos e Romualdo explicou em poucos minutos o significado do Asteroid Day, sua importância e objetivos na educação pública sobre o assunto.

Início de nossa live.

Após essa breve apresentação, Paulo Coutinho falou por cerca de 15 minutos comentando o tema em questão e os esforços para detecção destes objetos. Depois, houve alguns comentários das pessoas que nos acompanhavam e, Moezio, em seguida, discorreu sobre a relevância de se estudar esses corpos celestes no que tange, também, à Astrobiologia. Já foram encontrados meteoritos contendo compostos orgânicos com material primordial, do tempo da formação do Sistema Solar, que poderiam ser os semeadores, aqui na Terra, para o desenvolvimento posterior da vida. A maior parte da água de nosso planeta pode ter vindo desses objetos, durante a formação de nosso mundo.

Depois da fala de Moezio, Romualdo falou um pouco sobre os eventos de Tunguska e Chelyabinski, ambos acontecidos na Rússia, num intervalo de tempo de 105 anos do primeiro (1908) para o segundo (2013). Com as devidas proporções, estes dois eventos foram os maiores já registrados na história humana e são um alerta para se estudar e conhecer tais objetos para se prevenir contra impactos e salvar vidas.

Romualdo ainda discorreu sobre o passado violento de nosso sistema solar, mostrando alguns registros lunares realizados por sócios do CEAAL com as impressionantes crateras lunares, cicatrizes de grandes impactos ocorridos há bilhões de anos.

Imagens da Lua e seu registro craterizado de um passado de colisões.

Ainda falou sobre o primeiro registro gravado e confirmado de um impacto lunar em 14/12/2017 realizado pelos esforços da BRAMON que gerou uma campanha de videomonitoramento da Lua, na data acima referida, na tentativa de flagrar um impacto na área não iluminada de nosso satélite natural. Coube a nós, do CEAAL, e da Associação Paraibana de Astronomia (APA) a gravação de impacto. O primeiro registrado e confirmado, aqui, no Brasil. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tnrYrZJU9mk

Terminamos nossa live às 21:00 e nos despedimos de nosso público. Um bom final de semana a todos.

Leave A Comment