Olá a todos os amigos da Astronomia, abordaremos nessa postagem o nosso XLV Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) com um breve resumo dos acontecimentos e em especial o seu encerramento no sábado dia 01/06/2019.

Tivemos os assuntos abordados e as seguintes datas: No primeiro dia, sábado, 27/04/2019, recebemos nossos alunos a partir das 14:00 na Usina Ciência e, impreterivelmente, começamos as 15:00 com as boas vindas da equipe presente, principalmente da Andreia Juelle, coordenadora deste CIAst. Romualdo inicia com História da Astronomia, desde os seus primórdios até a era atual e encerra sua aula às 17:15.

Aula inaugural do CIAst

Após um breve intervalo de meia hora, David Duarte aborda a Esfera Celeste e dá uma aula magistral sobre esse assunto, discorrendo até às 19:30. Os alunos então, se dirigem ao pátio, onde têm uma aula prática sobre esfera celeste.

Aula esfera celeste

Observações após as aulas

No segundo dia, recebemos o Professor José Edson, sócio do CEAAL, fundador do Clube Eclipse de Astronomia (Arapiraca),  Professor do Planetário de Arapiraca, e nos presenteou com uma bela aula sobre Movimentos Celestes, eclipses, trânsitos e ocultações até as 17:00. Depois do intervalo, Romualdo ministrou uma aula sobre o novo Sistema Solar até às 19:30. Os alunos ainda tiveram observações celestes através de nossos telescópios.

Aula de Movimentos Celestes e de Sistema Solar

No terceiro sábado, foram abordados os assuntos de Estrelas, primeiramente e, Constelações, em seguida, com muita competência, respectivamente, pelos sócios do CEAAL, Paulo Coutinho e Andreia Juelle.

Aula de Estrelas e de Constelações

O quarto sábado, foram dados os assuntos de Cosmologia, por Romualdo Caldas e Galáxias, Nebulosas e Aglomerados por Paulo Coutinho. Depois, tivemos observações telescópicas com nossos alunos.

Aula de  Cosmologia e de Galáxias

No quinto dia, ministramos o conteúdo que restou do Sistema Solar: Cometas, asteroides, meteoroides, meteoros e meteoritos, além das configurações planetárias. E, logo após o intervalo, foi falado sobre Astronáutica. Os alunos do CIAst tiveram observações telescópicas com nosso maior telescópio, da Usina Ciência, de 12″, o Piatti.

Aula de Astronáutica e, depois, observações astronômicas com o maior telescópio do Estado: o Piatti

No último sábado, dia 01/06/2019 tivemos a aula de instrumentos astronômicos ministrada por Neftali Jr e por David Duarte. Após o intervalo, houve explicações sobre o CEAAL e suas atividades, tivemos a tradicional tarefa do quadro interativo, onde os alunos formaram grupos e responderam as principais questões abordadas durante o curso. Houve também, após esse momento, sorteio de camisas do CEAAL, astrofotografias e a entrega dos certificados.

Da esquerda para a direita: Aula de instrumentos com Neftali. Neftali e Betânia, explicam os objetivos do CEAAL, atividade do quadro interativo.

Entrega dos certificados para os alunos

Alunos e instrutores posam com astrofotos do CEAAL

Alunos e instrutores no último dia do CIAst

Encerramos as atividades neste sábado às 22:00. Este XLV CIAst foi mais um sucesso promovido pelo CEAAL  e teve o apoio da Usina Ciência, do Sinteal, do Clube Eclipse de Astronomia e do Planetário de Arapiraca.

Uma boa semana a todos.

2 Comments

  1. junho 6, 2019 at 12:55 pm

    Curso maravilhoso, oportunidade para alunos de todas as idades. o CEAAL está de parabéns por mais esse incentivo. Minha filha está maravilhada por tudo que conseguiu aprender e observar durante o curso.

    • romualdo caldas-Reply
      outubro 8, 2019 at 7:05 pm

      Sua filha Nicolinha vai longe e o CEAAL a Apoiará no que for possível. Tudo de bom.

Leave A Comment