Amigos do CEAAL e amantes da boa e velha Astronomia, bem vindos a mais uma postagem promovida pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas(CEAAL). Faremos um breve relato sobre as ações do CEAAL no seu planejamento para o Eclipse. Começamos semanas antes do evento lunar com o preparo do Cartaz para divulgação do eclipse. Cartaz este feito pelo Vlademir, sócio do CEAAL. O sócio Aloísio Jr, se encarregou de disseminar, pelos órgãos de imprensa, o local, data e horário, onde o CEAAL se encarregaria de levar telescópios para a população ver gratuitamente este fenômeno celeste. Jr, também ficou responsável, nos dias que antecederam o eclipse, de dar entrevistas aos órgãos da imprensa escrita, falada e televisiva. Romualdo também foi entrevistado, por telefone, por vários órgãos de comunicação. Enquanto isso, em nosso grupo de  WhatsApp, David Duarte organizava os preparativos para tão esperado acontecimento celeste. Na véspera do dia do eclipse, Aloísio Jr e Romualdo foram ao Posto 7, no bairro da Jatiúca, Maceió-AL, ver o posicionamento da Lua e, escolher o melhor local para observar.

Nosso cartaz de divulgação. Arte do sócio Vlademir

Registro do local de observação e a Lua nascendo. Ambas as fotos foram realizadas na véspera do evento.

No dia do evento, Houve várias entrevistas em rádio e televisão, assumidas por Aloísio Jr e outras por telefone, onde Romualdo Caldas discorreu informando sobre o evento da noite. A sexta-feira amanheceu muito nublada e a previsão do tempo era de muitas nuvens e chuva para a noite. Mesmo assim, desafiamos a previsão e fomos ao Posto 7, chegando a primeira equipe do CEAAL às 16:20. O tempo estava parcialmente nublado e começamos, imediatamente a montar nosso equipamento: Dois telescópios sendo um Shimidt-Cassegrain de 8″ e um refrator numa montagem altazimutal com goto. As primeiras dezenas de pessoas, mesmo uma hora e meia antes, já estavam no aguardo. Com o passar dos minutos, mais e mais sócios do CEAAL chegavam e traziam mais telescópios para observação. Faltando meia hora para o nascimento da Lua(em nossa localidade, a Lua já nasceria eclipsada totalmente), as nuvens tornaram-se mais densas e escuras, antecipando uma provável observação negativa do evento. Mesmo assim, permanecemos no local sem arredar o pé. Enquanto isso, a imprensa começava a chegar(Televisão e jornal) e iniciou a nos entrevistar. Às 17:55 o Planeta Marte, que estava em conjunção com a Lua, apareceu entre as nuvens o que fez crescer nossa expectativa que poderíamos ver o eclipse. Não deu outra: 25 minutos depois, a Lua apareceu, para gritos de alegria e aplausos de todos que aguardavam esse momento.

Aloisio Jr explicando o fenômeno, ao vivo, no estúdio  de TV local, poucas horas antes do eclipse.

Público começa a formar filas para observar

Romualdo é entrevistado por repórter da imprensa escrita

As filas se formaram nesse momento em torno dos nossos telescópios para observar o eclipse e, ao mesmo tempo, Romualdo Caldas dava entrevista as estações de televisão, ao vivo. Os sócios do CEAAL se desdobravam para oferecer à população, o melhor do eclipse. Aos poucos a Lua foi saindo de sua fase de totalidade e entrando na fase de parcialidade, ao mesmo tempo que as nuvens retornaram com força total, nos impedindo de ver o final da fase parcial que se deu as 19:19. Nos últimos instantes do fenômeno, as nuvens se acumularam mais e mais, anunciando chuva em breve. Infelizmente, não conseguimos dar a entrevista ao último órgão de imprensa, visto que, começou a chover e tivemos que proteger nosso equipamento. Essa chuva durou cerca de 10 minutos e, quando acabou, a maioria das pessoas já tinha ido embora. Aproveitamos para tirar fotos de parte da nossa equipe que permaneceu até o fim das observações públicas. Desarmamos nosso equipamento às 20:00 e fomos embora. Mas, não acabou por aí: Um pequeno grupo do CEAAL se reuniu na casa do Vice-Presidente do CEAAL, David Duarte, para limpar os telescópios, diagonais e oculares utilizados, com o maior esmero possível, visto que a maresia estava feroz naquele dia.

Romualdo entrevistado ao vivo e, ao fundo, imagem da Lua eclipsada

Entrevista ao vivo e filas para observação

Sócios do CEAAL orientam a observação em nossos telescópios.

Equipe do CEAAL no final do evento. Lua já estava na fase penumbral

No final de tudo, limpeza do material.

Agradecemos imensamente a todos os sócios do CEAAL que participaram deste eclipse lunar total e aos órgãos de imprensa local que foram cobrir a nossa atividade.

Leave A Comment