Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo,

Aconteceu no final do dia 15/05 e começo do dia 16/05 de 2022 um eclipse lunar total e, no Brasil inteiro, foi possível observar este fenômeno de sombras celestiais em todas suas fases: Penumbral – parcial – Total – parcial – penumbral com uma duração de 5 horas e 19 minutos (22:32 às 03:50). O CEAAL se preparou para este evento, divulgando-o em suas mídias sociais e na imprensa local. Consultamos as efemérides astronômicas para passar ao nosso povo informações corretas.

Romualdo em entrevista na TV na véspera do Eclipse Lunar Total

Iniciamos os trabalhos em nossa sede, na Usina Ciência, no dia 15/05 às 20:00 disponibilizando ao público, vários telescópios para observação. Os sócios do CEAAL receberam os primeiros visitantes às 20:10. Crianças e adultos fluíram para nossa sede e, cerca de 100 pessoas apareceram e observaram por nossos instrumentos, a beleza de um eclipse lunar total. Vale ressaltar o olhar de fascínio das crianças que contagiou a todos e, então, filas se formaram ao redor dos nossos telescópios durante a noite do dia 15 e a madrugada do dia 16/05/2022.

Início dos trabalhos, Julinha observa a Lua e começamos a gravar imagens lunares. Fotos de Romualdo Arthur.

Primeiros visitantes chegam e observam nosso satélite. Fotos de Maria Luiza.

Mais visitantes chegam ao pátio da Usina Ciência. Foto de Hélvio

Observações no início do evento. Mais visitantes chegando. Fotos de Lhuana Lee

Crianças e adultos observando o eclipse. Fotos de Adriano Soares. Vejam mais fotos aqui, nesse link: https://lightroom.adobe.com/shares/a1460d452d7b4b479b0c57498d1c90a6/albums/003fac0638924cf69b0adc13620cb92f/assets/037dea24ceaf4af384b6667eb9aaec51

Concomitantemente, dois telescópios foram reservados para gravar imagens da Lua e transmitir ao vivo para o mundo inteiro esse Eclipse: Através da live no YouTube do CEAAL, os sócios Romualdo Arthur e Paulo Coutinho, mostraram as fases do eclipse às pessoas em todo o País que não puderam observar diretamente devido a condições atmosféricas adversas em suas localidades. Transmitimos a fase penumbral que começou às 22:32, o início da fase parcial às 23:27, o início da totalidade às 00:29,  o máximo do eclipse total às 01:11 e o fim da fase de totalidade às 01:53. Infelizmente, as nuvens apareceram e houve um pouco de chuva o que nos fez suspender a transmissão direta e passar a transmitir diretamente da live do ON e guardar nossos instrumentos às 02:25. Bem antes dessa chuvinha, um pequeno refrator do CEAAL, ficou sob o comando de Ernande Junior que registrou belíssimas fotos do eclipse e fez a arte da imagem destacada desse post. Além disso, Ernande levou um drone de sua propriedade que fez gravações do alto, da movimentação no pátio da Usina Ciência. Essa é a primeira vez que acontece num evento organizado pelo CEAAL, a presença de um Drone filmando o ato de nossa divulgação astronômica.

Eclipse na totalidade. Foto de Adriano Soares

Romualdo transmite live no YouTube do CEAAL. Karol e visitantes observam. Foto de Adriano Soares

Foto da esquerda mostra sócios do CEAAL, orientando os visitantes. Foto da direita revela David Duarte iniciando transmissão da Live do Observatório Nacional (ON) e também participação na live do YouTube do CEAAL. Fotos de Lucinha Duarte.

Drone de Ernande Junior sobrevoa o pátio da Usina Ciência e filma nossa movimentação. Foto de Romualdo Arthur.

David Duarte, em outro telescópio, envia imagens do eclipse em sua fase de totalidade para nossa live e para a live do Observatório Nacional, onde o CEAAL mantém uma parceria que já dura dois anos. Em nossa live tivemos 4,4 mil pessoas assistindo nossas explicações, tirando dúvidas pelo chat e elogiando nosso desempenho.

Imagem do Eclipse da Lua gerada por David Duarte na Live do ON Romualdo e Paulo geram imagens da Lua na live do CEAAL. Mais de 4,4 mil pessoas, no País inteiro, acompanham.

Os visitantes presenciais viram por nossos telescópios o eclipse com maiores detalhes e puderam, também, avaliar a olho nu o auge do eclipse e, a maioria presente, concordou que a Lua ficou mais escura que os eclipses anteriores. Na escala de Danjon, a maioria concordou em valor próximo de 1,0

Escala de Danjon

Eclipse na totalidade. Foto de Andreia Juelle

Totalidade. Foto de Maria Luiza

Totalidade. Foto de Lhuana Lee

Eclipse em várias etapas do processo. Fotos e montagem final de Ernande Junior

Antônio Lobo nos envia foto direto de Copacabana

Foto tirada por Pedro Valeriano

Foto tirada de celular por Marcos Leão Acok

Terminamos nossas observações e lives por volta das 02:25 do dia 16/05 com a certeza do dever cumprido de levar a ciência a todos de forma gratuita.

Final do evento celeste. Guardando os equipamentos.

Agradecemos o empenho dos nossos sócios Hélvio, Ernande, Lucas Morais, Lhuana Lee, Maria Luíza, David Duarte, Andreia Juelle,  Karol, Romualdo e Julinha que se fizeram presentes, além de Paulo Coutinho, Solange, Renata, Marcos Acok Leão, Antônio Marcos e Pedro Valeriano que contribuíram à distância.

Uma boa semana a todos.

 

2 Comments

  1. Lhuana Lee-Reply
    maio 19, 2022 at 4:16 pm

    Foi um evento maravilhoso!

    • romualdo caldas-Reply
      maio 24, 2022 at 5:30 pm

      Com certeza, Lhuana. Virão outros com o CEAAL sempre presente como tem sido desde 1978. Obrigado por seu comentário.

Leave A Comment