Olá a todos os amigos do CEAAL, em Alagoas, no Brasil e no Mundo,

Com muita satisfação informamos que foi um sucesso este XLVII Curso de Iniciação à Astronomia (CIAst) que concluímos no sábado dia 04/06/2022. Todas as vagas foram preenchidas por 26 alunos inscritos que compareceram durante 6 sábados compreendidos entre os dias 30/04 a 04/06/2022 sempre das 15:00 às 19:15. Geralmente com duas aulas por sábado ministradas por diversos sócios do CEAAL. No primeiro dia, tivemos as aulas de História da Astronomia e Esfera Celeste, dadas por Romualdo Caldas e David Duarte, respectivamente.

Romualdo Caldas e David Duarte,  30/04/2022

No segundo sábado, dia 07/05/2022 foram ministradas aulas de Movimentos Celestes/Eclipses/Fases da Lua por José Edson, sócio do CEAAL, fundador do Clube Eclipse de Astronomia e Professor do Planetário Municipal de Arapiraca. A segunda aula foi dada por Romualdo Arthur, Presidente do CEAAL que falou sobre Sistema Solar. David Duarte, no último horário, concluiu seu assunto de Esfera Celeste, mostrando-a no programa Stellarium.

José Edson e Romualdo Caldas 07/05/2022

Terceiro sábado, dia 14/05/2022, tivemos aulas de Estrelas e Astronáutica, proferidas de forma magistral por nossos sócios Paulo Coutinho e Jonathan Almeida. Aulas que foram acompanhadas atentamente por nossos alunos.

Paulo Coutinho e Jonathan Almeida, sábado 14/05/2022

O quarto sábado, dia 21/05/2022 foi a vez das aulas de Constelações por Lucas Morais, que despertou na turma uma visão nova de céu, sobre o que são constelações. Após essa Aula, Romualdo, em substituição ao Hélvio Peixoto, ministrou a aula de Cosmologia discorrendo também sobre a gravidade Newtoniana versus a gravidade Einsteniana dando um novo vislumbre do Cosmos para nossos alunos.

Lucas Morais e Romualdo Caldas, 21/05/2022

Já no quinto e penúltimo sábado, dia 28/05/2022 houve duas aulas representadas pelos assuntos de Galáxias/Nebulosas/Aglomerados estelares, ministrada por Paulo Coutinho com uma ótima didática, belissímos slides e a segunda aula do dia foi sobre Instrumentos Astronômicos dada por Neftali Junior que passou dicas sobre telescópios e binóculos de forma perfeita.

Neftali Junior e Paulo Coutinho, 28/05/2022

No último sábado, dia 04/06/2022 ministramos a aula de Astrobiologia pela primeira vez em nossos cursos, onde Romualdo Caldas discorreu sobre fundamentos de Astrobiologia e seus conceitos dando uma ideia sucinta da história desse ramo científico, seus objetivos, suas perguntas e seu futuro.  Foi falado também, após essa aula, sobre assuntos em Astronomia nos quais os Amadores podem desempenhar papéis importantes na Ciência como Estrelas Variáveis, Observações Solares, Lunares, Planetárias, Detecção de Cometas, Impactos em corpos do Sistema Solar, Trânsitos e Ocultações astronômicas, Astrofotografia, Observações e registros de meteoros e suas chuvas etc.

Romualdo Caldas em 04/06/2022

Terminamos por volta das 19:00 com a cerimônia da entrega dos certificados para nossos alunos e sócios. Concluímos agradecendo à toda equipe do CEAAL (Professores e Apoio) pelo belo trabalho em conjunto o que tornou possível a realização desse CIAst.  Somos igualmente gratos ao apoio da Usina Ciência, órgão da UFAL que nos auxilia há mais de 25 anos, ao apoio do Clube Eclipse de Arapiraca e ao Sinteal que nos forneceu a impressão das apostilas. Ficamos devendo, infelizmente, as observações telescópicas práticas devido às condições atmosféricas adversas nesses 6 sábados de CIAst. Os alunos poderão voltar, gratuitamente, para observações nos nossos instrumentos, a qualquer sábado, em nossa sede da Usina Ciência. Fiquem com as fotos da Turma do XLVII CIAst do CEAAL:

Entrega dos Certificados para os alunos

Entrega dos certificados para os instrutores e coordenadores do XLVII CIAst: Romualdo e Betânia.

Fotos da Turma do XLVII CIAst

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment