Olá a todos os amigos da Astronomia. O CEAAL participou com muita honra das 100 Horas de Astronomia, evento este promovido pela União Astronômica Internacional (UAI) em comemoração aos seus 100 anos de fundação. É um evento mundial que foi realizado pela primeira vez em 2009, no ano Internacional da Astronomia, onde o CEAAL se destacou e ganhou prêmios em várias categorias. A UAI repetiu este evento (100 Horas de Astronomia) 10 anos depois e, como naquela ocasião – em 2009 – esta edição das 100 horas (de 2019), no CEAAL, foi coordenada com muito esmero e abnegação por David Duarte e, na sua execução prática, com muita garra e dedicação, por Betânia Pereira.
As 100 Horas de Astronomia aconteceram entre os dias 10 a 13 de Janeiro de 2019 e o CEAAL fez sua inauguração às 09:00 do dia 10/01 com a exposição das paisagens cósmicas no SINTEAL com um breve discurso da Professora Presidenta do SINTEAL Maria Consuelo Correia e do Presidente do CEAAL, Romualdo Arthur Alencar Caldas. A TV Educativa de Alagoas entrevistou tanto a Presidenta do SINTEAL , quanto o Presidente do CEAAL, nessa manhã. A exposição ficou de manhã e a tarde, aberta à visitação com explicações por parte dos sócios do CEAAL que abraçaram este momento: Romualdo, Neftali, Lucas de Morais, Simone, Betânia.
Banner principal das 100 Horas de Astronomia 2019
Exposição paisagens cósmicas no SINTEAL
À esquerda, sócios do CEAAL . À direita, sócios do CEAAL tiram dúvidas da visitante
Na sexta-feira, dia 11/01 a exposição continua no SINTEAL durante a manhã toda e a tarde também. No período vespertino, tivemos a palestra de Adriano Aubert, sócio do CEAAL e Diretor do Observatório Estadual Genival Leite e Lima, cujo tema foi o Observatório Astronômico Genival Leite e Lima e o ensino da Astronomia nas escolas estaduais de Alagoas. Adriano também ressaltou e muito a importância do CEAAL, discorrendo um pouco sobre sua história. Nesse mesmo dia, à noite, tivemos observações telescópicas e uma entrevista do Presidente do CEAAL, Romualdo Caldas, à TV Gazeta. Nesse dia compareceram para ajudar os seguintes sócios: Betânia Pereira, Neftali, Gabriela Castelo, Lucas de Morais, Simone, Adriano Aubert , Ernande e Lucas Melo.
Betânia apresenta Adriano Aubert para sua palestra
Romualdo é entrevistado pela TV Gazeta
Observações para os visitantes
No sábado dia 12/01, fomos para a sede do IBAMA, onde as paisagens cósmicas estavam à exposição a partir das 09:00 e ás 10:00 houve a primeira palestra do Romualdo cujo tema foi: Oceanos ocultos do Sistema Solar. A tarde, ainda no IBAMA, a exposição continuou e, às 15:00 houve a repetição da palestra de Romualdo sobre Oceanos ocultos no Sistema Solar. Às 16:00 tivemos observações solares usando um refrator armado com um filtro solar astronômico e as pessoas puderam ver nosso astro-rei. Por volta das 16:30, David proferiu sobre a história das 100 Horas de Astronomia, ressaltando os prêmios que o CEAAL ganhou em 2009 e os objetivos dessa campanha da IAU. À noite, fomos à Usina Ciência para as observações públicas das 100 Horas, onde tivemos a visita da equipe da TV Gazeta que entrevistou ao vivo o Presidente do CEAAL, Romualdo Caldas, chamando as pessoas a comparecerem à Usina Ciência para observações. Tivemos uma noite com muitos visitantes que puderam contemplar a Lua e poucos objetos de céu profundo, visto que o tempo nublou rapidamente. Vários sócios compareceram nesse dia: Romualdo, Betânia, David Duarte, Luiz Antônio(Zan), Eduardo Astrobiology, Ernande, Neftali Jr, Solange, Gabriela Castelo, Mauriceia, Marcos Ackok Leão, Lucas Melo, Aloísio Jr.
Exposição paisagens cósmicas com sócios do CEAAL explicando aos vários visitantes as imagens astronômicas
Romualdo se prepara para iniciar a palestra da manhã
Betânia apresenta Romualdo na palestra da tarde
À esquerda, David fala sobre as 100 Horas; À direita, palestra do Romualdo
Observações solares para os visitantes
No domingo estavam previstas nossas observações no Alagoinhas, à noite, mas infelizmente foram suspensas devido ao tempo densamente nublado e chuvoso em nossa Capital.
Agradecemos ao apoio do SINTEAL, do IBAMA, da USINA CIÊNCIA e do inestimável apoio dos sócios do CEAAL que correram atrás e tornaram possível nossa participação neste evento mundial. Obrigado, mais uma vez às entidades mencionadas e aos sócios e até o Eclipse Total da Lua!
Leave A Comment