Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo…

Como já frisado em postagem anterior, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) programou um Assim se Vai aos Astros (Sic Itur ad Astra) para o Marco dos Corais nesta sexta-feira dia 30/09/2022 a partir das 19:00. Soubemos depois da publicação do post,  que um dos sócios do CEAAL, Sr. Fidelis, coordenou um Assim se Vai aos Astros no condomínio que reside, na mesma data e hora. Então, tivemos 2 Assim se vai aos Astros (ASVAA) em Maceió-AL.

Seu Fidelils começou o ASVAA às 19:30 tendo como colaborador o sócio do CEAAL e Diretor do OAGLL, Adriano Aubert. Eles utilizaram dois telescópios Mark 90 apontaram para Júpiter e para Lua. Cerca de 50 pessoas residentes no condomínio observaram os astros.

Seu Fidelis no início das observações

Seu Fidelis e Adriano orientam os condôminos e visitantes na observação da Lua e Júpiter

No lado oposto da Cidade, os outros sócios do CEAAL estiveram no Marco dos Corais (Antigo Alagoinhas) onde levaram dois telescópios (Um Shmidit-Cassegrain 8″ e um Newtoniano), além de um Banner dando informações sobre o evento observacional. Logo no início uma grande fila se formou para observar Júpiter em época de oposição. As observações começaram às 19:00.

 

Longas filas se formam para observar, nos telescópios do CEAAL, Júpiter e a Lua.

Centenas de pessoas visualizaram Júpiter e a Lua em nossos telescópios. Muitas crianças puderam ver pela primeira vez nosso satélite com seus incríveis detalhes de relevo e também Júpiter com suas faixas equatoriais e luas principais. Estimamos que 500 pessoas participaram observando conosco os astros do Sistema Solar visíveis.

Turistas e moradores locais observam Júpiter e a Lua orientados pelos sócios do CEAAL.

Cerca de 500 pessoas passaram em nossos dois telescópios com a devida orientação dos sócios do CEAAL informando as características do objeto celeste observado. Todos escutaram atentamente as explicações dos sócios e ficaram sabendo sobre a localização de nossa sede e o dia de visita aos sábados a partir das 19:00. A maioria prometeu visitar nossa sede na Usina Ciência. Os sócios do CEAAL que participaram desse ASVAA foram: Hélvio Peixoto, Ernande Jr, Lucas Morais, Lucas Fernandes, Flávio Fortunato, Andesson, Andreia Juelle e Neftali Jr. Terminamos o ASVAA às 22:00.

Equipe do CEAAL orientando, Placa do Marco dos Corais e Banner de divulgação do Sic Itur ad Astra do CEAAL.

Equipe do CEAAL presente ao evento (da esquerda para direita): Ernande Jr, Hélvio Peixoto, Andreia Juelle, Lucas Fernandes, Flávio Fortunato, Andesson e Lucas Morais. Neftali Jr. também compareceu mas, já tinha se ausentado antes dessa foto. Obrigado a todos.

Atualizando e informando com muita satisfação, o Sic itur ad Astra que nossas sócias Zilma e Nicolinha fizeram nesta mesma data na cidade de Fortaleza/CE onde residem atualmente.  As observações foram na Praça da Argentina e começaram às 19:00 encerrando às 21:00. Nicolinha é Astrônoma do CEAAL desde os 6 anos de idade (Fez seu primeiro curso de Astronomia e recebeu o primeiro certificado), fundou um clube de astronomia (Nicolinha & Kids), ganhou vários prêmios nacionais/internacionais e comandou as observações em Fortaleza. Vejam algumas fotos abaixo:

 Nicolinha e Zilma comandam as observações em Fortaleza.

Agradecemos às três equipes do CEAAL que tornaram possível a realização destes Sic Itur ad Astra de final de Setembro de 2022. Uma boa semana a todos e todas. Que venha Outubro!

 

Leave A Comment