Olá a todos os amigos da Astronomia, Sábado dia 11/01/2020 foi um dia muito movimentado para o CEAAL. Professora Lenilda Austrilino nos contactou e também à Usina Ciência, para ver se poderíamos, juntos, o CEAAL, a Usina Ciência e o Divertidamente (empresa da Professora) promover uma exposição de banners (da Professora Lenilda), uma palestra (Por Romualdo Caldas do CEAAL), realizar sessões do planetário insuflável (Usina Ciência) e Observações telescópicas (pelo CEAAL) em comemoração ao dia do Astronauta e aos 50 anos da chegada do ser humano à Lua.
Betânia, Professora Lenilda e Romualdo. Créditos das fotos: Sol A.
Concordamos e realizamos durante a tarde-noite do sábado, todas essas ações acima mencionadas com muitos visitantes. A palestra foi sobre o futuro da exploração espacial, dando muita ênfase ao projeto Ártemis da NASA, onde há um planejamento para um pouso na Lua, quando a primeira mulher caminhará em nosso Satélite. Tal alunissagem está prevista para 2024 no Pólo Sul da Lua. O projeto é mais ambicioso com a permanência na Lua a partir de 2028 e, com isso, preparar a humanidade para ir a Marte em fins da década de 2030. Vários visitantes assistiram e gostaram muito do assunto abordado.
Palestra sobre o Projeto Ártemis. Créditos das fotos: Sol A.
Slide inicial da Palestra. Crédito da foto: Romualdo Caldas
Tivemos ainda várias sessões no planetário com bom público e todos viram as maravilhas das constelações com muita informação de qualidade através dos estagiários da Usina Ciência, durando cada sessão em torno de 30 minutos, começando as apresentações às 17h00 e terminando às 21h00.
Planetário sendo montado, Zilma(de costas), Júlia e Nicole se preparam para gravação ao vivo no instagram, Júlia e Nicole posam para foto com planetário sendo insuflado ao fundo. Créditos das fotos: Romualdo Caldas
Júlia e Nicole. Sócios e visitantes dentro do planetário móvel da Usina Ciência prontos para a primeira sessão. Créditos das fotos: Zilma Janacá
Planetário totalmente insuflado. Crédito da foto: Eduardo Lima
Outros visitantes e sócios acompanharam a exposição de banners e de maquetes da corrida espacial tirando dúvidas e ouvindo as explicações dos membros do CEAAL.
Betânia dá entrevista para nosso Instagram, Zilma grava; Romualdo Grava entrevista cercado por Professora Lenilda e Renize; Romualdo e Betânia se confraternizam coma professora Lenilda e Jeferson da Usina Ciência; Pequena Júlia presente na exposição; Pequena Nicole também presente; Seu Fidélis e sua esposa também se fizeram presentes na nossa exposição. Créditos das fotos: Sol A.
Exposição de maquetes e banners gentilmente cedidos por Professora Lenilda. Júlia com as maquetes e os banners. Créditos das fotos: Romualdo Caldas
Nicole com as maquetes. Crédito da foto: Zilma Janacá
Além de nossas observações telescópicas, onde os visitantes puderam contemplar nosso satélite natural e acompanhar em tempo real, a nossa gravação da Ocultação da estrela Ascelus Borealis pela Lua(Por David Duarte e Romualdo Caldas), usando um Meade de 12 polegadas com uma câmera ASI 1600 mono cooled, além de Neftali Jr. que seguiu a ocultação no Celestron de 8 polegadas, no visual, usando o método do cronômetro.
Sócios e visitantes observam a Lua orientados por Jonathan, Hélvio, Neftali e Romualdo. Momentos antes da ocultação de Asellus Borealis (Gamma Cancri) pela Lua. Créditos das fotos: Sol A.
Gravações e observações da ocultação astronômica de Gamma Cancri pela Lua. Créditos das fotos: Romualdo Caldas
Observações lunares. Créditos das fotos: Zilma Janacá
Antes desses registros, os visitantes e sócios viram, ao anoitecer, a olho nu, a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) em céus alagoanos e muitos aprenderam ali, na prática, como observar a ISS.
Observando a ISS. Créditos das fotos: Eduardo Lima
Sócios olhando o horizonte sul procurando a ISS. Crédito da foto: Sol A.
Tivemos também as astrofotografias do nosso sócio Eduardo Lima que registrou várias fotos da região da estrela Betelguese, que está intrigando a comunidade astronômica nos últimos meses devido ao seu decréscimo de magnitude.
Eduardo Lima fotografa região de Betelgeuse. Crédito da foto: Sol A.
Saímos às 00:05 do domingo com entusiasmo pela transmissão do conhecimento a nosso povo. Agradecemos imensamente à Professora Lenilda Austrilino pela sua dedicação ao ensino de Ciência e bondade de coração que lhe é peculiar, agradecemos à nossa sócia do CEAAL, Maria Betânia com a sua cordialidade nata que ajudou bastante nesse evento e agradecemos também ao importante apoio da Usina Ciência e a todos os sócios do CEAAL que compareceram a este sábado memorável. Abaixo algumas fotos com nossos sócios:
Foto à esquerda: Renize (Usina Ciência), Gérson Nogueira/Maria Betânia/Romualdo Arthur/Zilma Janacá (CEAAL) e Professora Lenilda (Divertidamente) com suas maquetes. Créditos destes registros: Sol A.
Uma boa semana a todos.
Leave A Comment