Olá a todos os amigos do CEAAL e da Astronomia em Alagoas, no Brasil e no Mundo. O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas começou suas atividades presenciais na Usina Ciência, por enquanto restrita apenas aos sócios do CEAAL. ainda não podemos liberar para o público em geral, nem de forma restrita, porque seguimos orientação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), visto que, nossa sede, é a Usina Ciência, extensão da Universidade.

Os sócios compareceram nesse mês de Janeiro para observações e gravações de imagens da Lua através do telescópio Meade Lx80 (8″) em uma montagem Goto da Celestron. A câmera usada é a ZWO ASI 183MC cooled e o programa utilizado é o SharpCap. Gravações de imagens solares, em breve, serão realizadas através do telescópio Coronado PST 40mm, recém adquirido por Romualdo.

Abaixo, algumas imagens de nossas observações/gravações em nossa sede Usina Ciência nos meses de Dezembro 21 e Janeiro 22:

 A Cratera Vitruvius e local do pouso da Apolo 17. Imagem: Romualdo Arthur. Processamento: Flávio Fortunato

Cratera Posidonius, Charconac e Le Monnier, na borda do Mare Serenitatis. Imagem: Romualdo Arthur. Processamento: Flávio Fortunato

No Mare Insularum, Cratera Copérnico parcialmente iluminada. Foto: Romualdo Arthur

Gravações da Lua em noites distintas de Janeiro 2022

Romualdo, em primeiro plano, tenta registrar imagens de céu profundo com Canon T1i modificada. Ao fundo, Flávio Fortunato tenta registrar imagens de céu profundo em busca do Cometa Leonard.

Montagem dos equipamentos

ZWO ASI 182MC gravando imagens da Lua.

Ainda nesse mês de Janeiro, retornaremos às nossas lives no canal YouTube do CEAAL, dia 23/01/2022 às 19:30. Quaisquer novidades,  comunicaremos, também, por aqui. Um abraço a todos e feliz 2022.

Leave A Comment