Olá a todos os amigos da Astronomia. No domingo dia 10/11/2019 os sócios do CEAAL se reuniram na Praça Dois Leões no Jaraguá, no último dia da Bienal do Livro (Belíssimo evento patrocinado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL), desde às 14:30. Levamos Banners das paisagens cósmicas para comemorar o Carl Sagan day (Nossa sócia Betânia Pereira foi a idealizadora dessa homenagem) em comemoração ao grande divulgador científico do século XX através de seus inúmeros livros e à famosa série televisiva Cosmos que despertou mundo afora muitos jovens para essa Ciência apaixonante da Astronomia. Centenas de pessoas pararam para perguntar sobre as imagens cósmicas exibidas durante o último dia da Bienal e os sócios do CEAAL responderam a todas as perguntas. Levamos ainda um exemplar de um foguete de garrafa pet e imagens de como construir um desses foguetes. Lucas Morais (mentor desse projeto) explicou aos interessados sobre esse assunto.

Sócios do CEAAL explicam e difundem a Astronomia e princípios de Astronáutica para o público presente na Bienal do livro.

A partir das 17:40 quando a Lua apareceu, apontamos nossos dois telescópios para o céu e, imediatamente, centenas de pessoas formaram fila para observação. à medida que o tempo foi passando, milhares de pessoas se aglomeravam para observar a Lua e o planetas Vênus e Júpiter. Atendemos pessoas de todas as faixas etárias e várias perguntas foram feitas sobre os astros visualizados. Calculamos que mais de 1500 pessoas observaram conosco e conheceram as atividades do CEAAL. Terminamos nossas observações às 21:40. Agradecemos ao empenho de nossos sócios em nossa jornada astronômica dominical. Uma boa semana a todos.

Pessoas de todas as faixas etárias observam conosco e formam filas em ambos os telescópios.

Nossa Astrônoma – mirim, Nicole, observa a Lua. Zilma, Edson e Nicole orientam as pessoas na observação.

Pequena observa a Lua; Romualdo e Bárbara, uma jovem Astrônoma recém diplomada pela Universidade Federal de Sergipe e que, há alguns anos realizou nosso Curso de Iniciação à Astronomia, despertando sua vocação para esta Ciência, fazendo-a iniciar a graduação em Astronomia; Fila para observação da Lua.

 

Leave A Comment