Olá a todos os amigos da Astronomia, na data de 07/09/2019 o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), desenvolveu inúmeras atividades durante todo o transcorrer do feriado da independência. Começamos pela manhã, onde o grupo coordenado por Ernande Jr (ATM), se reuniu na Usina Ciência para por em prática mais uma etapa de construção dos próprios telescópios. Os sócios passaram toda a manhã e a tarde, caprichando na técnica de construção de telescópios Newtonianos em sua fase de movimentação do espelho para o desbaste em uma ferramenta. Entre estes objetos (espelho e ferramenta), um abrasivo de nome carborundo.

Sócios do CEAAL movimentando o espelho, desbastando-o na ferramenta com o carborundo

À noite foi de muitas atividades e, novamente, muitos sócios do CEAAL estiveram presentes para a acolhida de 30 visitantes dentre os quais várias crianças. Começamos por observar através do maior telescópio do estado um MEADE LX 90 de 12″ pertencente à Usina Ciência, quando os primeiros visitantes começaram a chegar. Montamos rapidamente um segundo telescópio um CELESTRON 8″ do CEAAL e os visitantes puderam observar conosco vários objetos do Sistema Solar (Lua, Júpiter e Saturno) e de céu profundo (M7, Alpha Centauri, Antares, M6, etc). Com o passar dos minutos, mais visitantes chegando, montamos outro telescópio, um Newtoniano, da velha guarda do CEAAL. Enquanto isso, David, começou a gravar imagens, através do MEADE usando uma câmera ASI 1600 mono com roda de filtros. Foram gravadas imagens da Lua e de Saturno e as crianças puderam ver o processo das capturas das imagens.

Da esquerda para direita: Observando no telescópio Newtoniano; Acompanhando o processo de gravação das imagens; Observando a Lua.

Por sua vez, o sócio Jonathan Vieira, Professor de Matemática e sócio do CEAAL, levou as crianças para a chamada sala da Física e, com a presença dos pais dos pequenos,  ensinou ludicamente aos jovens, alguns conceitos básicos da eterna ciência dos céus.

Diversas etapas dos conceitos básicos de astronomia para as crianças.

Agradecemos aqui a presença dos seguintes sócios que compareceram durante todo o sábado:

Romualdo Arthur, Ernande Jr, Jonathan Vieira, Emileide, Luís Antônio (Zan), Neftali Jr, Lucas Morais, Eduardo Lima, Maria Betânia, Hélvio, David Duarte, Seu Fidélis, Nicole e sua mãe Zilma.

Terminamos nossas atividades por volta das 22:45 com a certeza de termos contribuído para o despertar científico das crianças que nos visitaram. Voltem sempre e tragam mais pessoas para ver conosco a beleza do Universo.

Uma boa semana a todos.

Leave A Comment