Olá a todos os amigos do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo,

Sábado dia 06/08/2022 realizamos em nossa sede na Usina Ciência mais um dia de divulgação da Astronomia. Começamos às 16:00 com Romualdo Caldas Transmitindo imagens ao vivo, da Lua Crescente, para nosso canal do YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=oyWCInyl9HM ). Utilizamos para tanto, uma montagem altazimutal Celestron, um Telescópio de 8″ LX80 Meade, uma câmera ZWO ASI 183 MC Cooled e o programa SharpCap. Mostramos várias imagens do relevo lunar desde às 16:00 até por volta das 19:30.

Início da transmissão no YouTube às 16:00. Lua quarto crescente.

Romualdo transmitindo imagens da Lua Crescente ao vivo e comentando o relevo selenográfico com informações sobre suas possíveis origens, missões enviadas pelos EUA e antiga URSS, etc.

Os primeiros visitantes começaram a aparecer às 18:45 e foram contemplados com dois telescópios disponíveis para ver a Lua: O acima descrito que estava jogando sua imagem na tela do computador e, um Celestron 8″ onde as pessoas poderiam ver diretamente através de suas oculares. Cerca de 20 pessoas, de todas as idades, observaram o nosso satélite natural e alguns objetos de céu profundo.

Os dois telescópios disponíveis para os visitantes verem de forma gratuita os objetos celestes.

Visitantes observando, orientados por sócios do CEAAL.

Noite movimentada no CEAAL

Algumas crianças registraram pela primeira vez, fotos da Lua e nossos sócios enviaram para o e-mail de seus pais no formato PNG. Os pequenos vibraram com essas fotos que revelavam com clareza as crateras, montanhas e mares da Lua.

Uma das fotos registradas exibia as Crateras Copérnico e Eratóstenes

Crianças observam e se impressionam com as características de nossa Lua.

Terminamos essa noite plena de ação por volta das 21:00 em virtude do tempo fechar e começar uma pequena garoa em nossa cidade. Participaram os sócios do CEAAL: Romualdo Caldas , Hélvio Peixoto e Ernande Jr.

Leave A Comment