Dia 05 de Novembro de 2009, o CEAAL levou a Exposição Paisagens Cósmicas e o Telescópio para uma noite de observação do Céu no Museu Theo Brandão. Veja como foi.

Foi dia 05 de Novembro de 2009, que o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, CEAAL, junto ao Observatório Astronômico Genival Leite Lima, OAGLL, promoveu mais uma festa Astronômica. Desta vez, o local foi o Museu Theo Brandão, localizado no bairro de Jaraguá em Maceió/AL. A Exposição Paisagens Cósmicas, com seus 21 banners, foi levada para ser exposta no Museu, permanecendo no local do dia 05 ao dia 14 de Novembro.

Aberto de terça à sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados e domingos, das 15h às 18h, o Museu abriu em horário excepcional para uma noite de observação, a intenção foi comemorativa, por acolher a Exposição Paisagens Cósmicas. Então, a partir das 19:30h, na quinta-feira, dia 05, foi realizada uma noite de Observação do Céu com Telescópio, provocando admiração nos visitantes e instigando-os após observarem as fotografias da exposição.

O público desta noite foi cerca de 230 pessoas, em grande maioria estiveram presentes alunos da Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho. Três ônibus encarregaram-se de levar-los para visitação no museu neste horário especial, onde, além de conhecer a Exposição, puderam, através do Telescópio “Tenório”, um Schmidt Cassegrain de 8”, observar Júpiter e seus quatro maiores satélites naturais no Céu. As 22h encerramos as observações, agradecendo à receptividade do Museu Theo Brandão, e com a sensação de mais um dever cumprido, obtendo belas fotos como registro deste momento de proliferação da Astronomia.

 

Kizzy Alves Resende

Leave A Comment