Olá a todos os admiradores da Astronomia. Recentemente, sexta-feira última, dia 21/09/2018 o CEAAL Realizou um Assim se Vai aos Astros(ASVAA)especial. Desta vez, sócios do CEAAL foram à Escola Monteiro Lobato, levando telescópios para os alunos do ensino fundamental I observarem a Lua e alguns Planetas.

David, Anderson e Romualdo combinaram com a Professora Ivana e Direção da Escola como seria a logística do evento. Chegamos ao local, ainda cedo, cerca de 17:15 e começamos a montar os telescópios para a primeira sessão astronômica da vida dos pequenos alunos.

Telescópios montados e Júlia observa a Lua

Romualdo e a pequena Júlia observaram primeiro a Lua. Logo depois, as Professoras trouxeram os jovens alunos e, logo, formou-se uma fila. Inicialmente os astrônomos mirins observaram o nosso satélite natural: a Lua. Ficaram muito impressionados com a visão telescópica desse astro e sua superfície cheia de acidentes. Betânia, sócia do CEAAL chega logo em seguida para apoiar nosso evento.

Romualdo e Anderson apontam telescópios para a Lua

David também chega e começamos a mostrar os planetas em nossos dois telescópios: Vênus e Júpiter no oeste estavam formando uma bela imagem e os nossos observadores puderam ver Vênus em fase de crescente lembrando uma pequena lua, disseram eles, com toda razão. Júpiter com suas luas impressionaram também os infantes.

Agora todos observam Vênus e Júpiter orientados por Anderson e David

Ainda mostramos Marte, o planeta vermelho e Saturno com seus magníficos anéis despertando imenso interesse em todos, alunos e professoras para ver este planeta, até jovens do ensino médio vieram apressadamente ao local para ver o Senhor dos Anéis.

Terminamos nosso evento, por volta das 19:00 convictos que todos, alunos e professoras, gostaram imensamente do passeio pelo nosso Sistema Solar, no pátio de sua escola. Obrigado aos que contribuíram para este ASVAA especial, aos sócios que compareceram, à Professora Ivana e também à pequena Júlia. Uma boa semana a todos.

Leave A Comment