Por Severino Fidelis de Moura
Nos dias 12 e 13 desse mês de outubro, o “Assim se vai aos Astros” atravessou fronteiras, foi até duas cidades da Zona da Mata de Pernambuco, representado pelo sócio do Ceaal Severino Fidelis de Moura e sua esposa, professora Dáia. As cidades visitadas foram Primavera, que fica a 70 quilômetros da Capital do estado, e Amaraji que está localizada a 100 quilômetros do Recife.
Em Primavera, no dia 12, toda população da cidade se encontrava na praça principal, comemorando o dia das crianças e aguardando a noite chegar para que pudessem ver a Lua e Vênus através de telescópio, conforme fora anunciado pela prefeita da cidade, senhora Naza que é minha sobrinha. Na verdade, esse acontecimento seria inédito na vida daquele povo simples. Infelizmente, São Pedro não colaborou fechando o céu, não deixando nenhuma janela para observação, mesmo assim, os telescópios ficaram expostos na praça, das dezoito horas até as dezenove e dez minutos, os quais foram motivos para inúmeras indagações vindas dos expectadores. Aproveitamos e tiramos fotos.
No dia treze, fizemos o mesmo em Amaraji, minha cidade natal. Lá foi um sucesso! Não deu para calcular a quantidade de pessoas que compareceu a Praça Dr. Jorge Coelho da Silveira. Todos que ali se encontravam tiveram a oportunidade de observar Vênus e a Lua. O Ceaal recebeu inúmeros elogios pelo trabalho executado.
Fui entrevistado pelo Amaraji é Notícia, um web-jornal da cidade. Segue abaixo o link da reportagem. Entre os presentes encontravam-se professores aposentados que atuavam quando eu era estudante na terrinha, comerciantes, muita criança, um fotógrafo da prefeitura, parentes e amigos. Saí de lá sentindo um imenso prazer.
Vejam fotos da cidade de Primavera:
Vejam fotos da cidade de Amaraji:
E a matéria do jornal “Amaraji Notícia”:
http://amarajinoticia.blogspot.com.br/2013/10/amarajiense-proporciona-um-domingo.html
Leave A Comment