Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo,

Conforme já anunciado em postagem anterior convocando o povo para observar a Lua, o CEAAL, por intermédio desta, vem afirmar que realizou dia 08/07/2022 das 19:00 às 21:00 no novo Marco dos Corais (antigo Alagoinhas), seu tradicional projeto Assim se Vai aos Astros (Sic Itur ad Astra – SIAA), levando seus telescópios para as pessoas observarem a Lua Crescente em toda seu esplendor. Esta edição do SIAA foi especial porque o CEAAL participou do evento mundial On The Moon Again 2022. (https://www.onthemoonagain.org/)

Nosso cartaz para o SIAA, por Lhuana Lee

Chegamos ao local por volta das 17:50 para observar a região e já encontramos muita gente apreciando a beleza singular do novo Marco dos Corais em nossa Capital, Maceió-AL. O céu crepuscular estava magnífico, o mar de Pajussara beijava as pedras e os pilares do monumento, sem pressa e de forma lânguida. O Cruzeiro do Sul e suas apontadoras (Alfa e Beta Centauro) apareciam no horizonte Sul espetacularmente belos. Alfa e Beta Centauro, brilhantes, me lembraram que os Incas as viam como os olhos do Jaguar, a Pantera. A Lua Crescente já ia alta no céu. Enfim, um final de tarde/início de noite com poucas nuvens e sem ameaça de chuva – coisa rara em nossas paragens nessa época do ano.

Crepúsculo Marco dos Corais 08/07/2022

Começamos a observar por volta das 18:30 exibindo a Lua Crescente, de início com 2 telescópios. Imediatamente, várias pessoas de todas as idades, turistas e nativos, formaram filas para ver nosso satélite através dos telescópios do CEAAL, a maioria, pela primeira vez. Elas expressaram contentamento e agradecimento por observar tão bela Lua. Para incrementar nosso projeto, Ernande Junior levou seu drone para filmar este evento do alto.

Fotos das observações com filas se formando, os sócios do CEAAL explicando as características do relevo lunar, o Ernande controlando sua máquina voadora e uma imagem do Drone na direção da Lua.

Mais tarde, Seu Fidélis aparece com mais um Telescópio e completa a festa lunar, chegando a centenas de pessoas nessas duas horas de observação a contemplar a beleza de Selene (Lua). Muitos tiraram fotos com seus celulares de nossa Lua e estivemos ao vivo em uma live do Instagram de grande repercussão regional e nacional.

   Sorriso das crianças, registros de imagens da Lua pelo telescópio, Fotos dos amigos Romualdo, Seu Fidélis, Hélvio e Elton.

Encerramos por volta das 21:00 com várias pessoas prometendo nos seguir no nosso Instagram e YouTube, além de visitar-nos em nossa sede, na Usina Ciência, aos sábados de observação pública.

Encerramos aqui, agradecendo a nossos sócios que compareceram à este SIAA: Romualdo Arthur, Júlia Gabriela, Francisco, Hélvio Peixoto, Lucas Morais, Ernande Junior, Seu Fidélis, D.Daia, Fábio Leucas, Laura Beatriz, Neftali Junior e a ilustre presença da Professora Lenilda Austrelino.

 

 

 

Leave A Comment