Um filho da terra, com seus telescópios representa o CEAAL nas paragens de Amaraji. Saiba como foi o ASVAA no estado vizinho.
No dia vinte de novembro, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas- CEAAL esteve em Amaraji – Pernambuco, terra natal de um de seus membros. Foram dispostos dois telescópios newtonianos, na praça central da cidade, um de 160 e outro de 180 mm. Oferecemos quatro horas de deslumbre aos amarajienses, pois permanecemos no local das dezoito as vinte e duas horas.
Fomos assessorados pela representante da Secretária da Educação da cidade, a Sra. Suzanila Cavalcante que nos ofereceu um local compatível para observação dos astros e até sugeriu que se apagassem as luzes que estavam interferindo na apreciação do espetáculo celeste. Ali bem próximo estava acontecendo um evento cultural relativo à consciência negra, patrocinado pela Prefeitura local, Secretaria Municipal de Educação e outros órgãos públicos afins.
Para representar o prefeito da cidade Jânio Gouveia, contamos com a presença de Jandelson Gouveia Filho (Jandesinho) sobrinho do mesmo que nos agraciou com sua simpatia, acolhimento e admiração pelo que pode vislumbrar através dos telescópios, bem menores do que o que ele possui em sua casa.
Foi um deleite para os moradores que foram pegos de surpresa. Algo inédito naquelas paragens, embora a secretária de educação tenha nos informado que numa das escolas da cidade já existe um telescópio refrator de 80mm de abertura, porém não está em uso, de modo que, toda comunidade ficou maravilhada com a imagem soberba da Lua, Júpiter, das Plêiades e outros objetos a pedido dos observadores. Mais de quinhentas pessoas fizeram-se presentes, uma vez que houve uma grande divulgação dessa observação pelas autoridades da cidade.
É possível afirmar que mais uma vez o CEAAL cumpriu com sua parte, ou seja, a possibilidade de descortinar os segredos do céu para aqueles que desconhecem as belezas da natureza.
Severino Fidelis de Moura
Leave A Comment