Olá a todos os amigos do CEAAL e da Astronomia em Alagoas, no Brasil e no mundo. Na última quinta-feira, dia 16/08/2018 das 19:00 às 21:00 o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) realizou um Assim se vai aos Astros (Sic Itur ad Astra) diferenciado, na Praça da Guarda Municipal, no bairro de Vergel do Lago em Maceió-AL. Esta edição foi coordenada pela Secretária do CEAAL, Betânia Pereira que, dias antes, entrou em contato com o Sr. Nonato Lopes, líder da comunidade e da Escola de samba Girassol e também com a Diretora da Escola Estadual Júlio Auto com a intenção de planejar, divulgar nossas observações astronômicas e prover à comunidade local, principalmente aos alunos da escola acima referida, uma noite especial com Telescópios, data show com notebook para exibição de um episódio do documentário Cosmos, de Carl Sagan.

Cartaz de divulgação de nosso evento

Foi só chegarmos ao local, dezenas de frequentadores da praça de todas as idades, alunos e gente da região, vieram ao nosso encontro para observação da Lua e dos planetas visíveis naquele horário e, logo, uma fila grande se formou. Romualdo, Jonathan, Emileide e, depois Gérson Nogueira – Membros do CEAAL – montaram e apontaram o telescópio para o Planeta Vênus e as pessoas puderam observar este belo astro e ver que o mesmo estava em fase como se fosse uma meia-lua. Essa imagem impressionou muita gente, inclusive, verificando com os próprios olhos ao telescópio que, o que outrora eles consideravam ser uma estrela brilhante, na verdade é um planeta que imita as fases da Lua!

Filas para observar a Lua e os Planetas visíveis: Vênus, Júpiter, Saturno e Marte.

Enquanto mostrávamos Vênus, os outros sócios do CEAAL ( Betânia Pereira e Sérgio Caldas), junto com o Sr. Nonato Lopes e a Sra. Diretora da Escola Estadual Júlio Lopes, preparavam as mesas, as cadeiras, o data show e o notebook para a apresentação de Cosmos.

Betânia prepara o data show e comenta sobre o episódio de Cosmos de Carl Sagan.

Ao telescópio, Romualdo Caldas mudava a posição para a Lua. Os observadores se deslumbraram com a nitidez que viam as crateras de nosso satélite, seus mares e montanhas e o magnífico contraste do relevo iluminado pelo Sol com as trevas das regiões ainda sem receber os raios de nosso Astro Rei. Logo após, Romualdo Deixa com Gérson Nogueira o comando de nosso Telescópio para este mostrar, junto com Jonathan e Emileide, os Planetas Júpiter, Saturno e Marte para o povo.

Nogueira se prepara para mostrar os Planetas esperando as nuvens passarem. As pessoas esperam.

Betânia, Romualdo, o Sr. Nonato Lopes e a Sra. Diretora da Escola Estadual Júlio Auto, saudaram o público presente e deram início aos comentários sobre esta noite especial e também a respeito do documentário Cosmos. Romualdo falou sobre o Assim se Vai aos Astros, nosso mais antigo projeto de divulgação da Astronomia em nosso Estado e ressaltou que esta edição foi diferenciada pelo planejamento bem feito por todas as partes envolvidas: CEAAL – Escola de Samba Girassol e Escola Estadual Júlio Auto. Betânia Pereira falou sobre a relevância da divulgação científica, despertando nas pessoas, o poder de se maravilhar e de questionar tudo que nos cerca. Comentamos também sobre a importância de preservamos nosso pálido ponto azul ao qual chamamos de Terra, nosso lar, o único que suporta vida até onde sabemos e nossa responsabilidade em tratar bem este belo torrão que habitamos.

Os sócios do CEAAL, Romualdo e Betânia, junto com o Sr. Nonato e a Sra. Diretora da Escola Júlio Auto, falam ao povo presente sobre o quanto é relevante a divulgação da Ciência.

Encerramos nossas atividades às 21:00 agradecendo imensamente aos sócios do CEAAL que puderam participar: Romualdo Caldas, Betânia Pereira, Jonathan, Emileide,  Gérson Nogueira e Sérgio Caldas. Também rendemos nossos agradecimentos ao Sr. Nonato Lopes e a Sra. Diretora da Escola Júlio Auto prometendo voltar para fazermos novamente esta atividade. Muito obrigado a todos e uma boa semana.

 

 

Leave A Comment