Ações do CEAAL em 25/02/2023 e público recorde na Usina Ciência

Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Começamos nossa jornada astronômica, neste dia de sábado, às 16:00 com os preparativos para a primeira Assembleia Geral Ordinária do CEAAL em 2023. A assembleia começou às 17:30 em segunda chamada, sendo presencial e on-line (pelo Google Meet). Importantes decisões foram tomadas com participação dos sócios e em breve a ata estará disponível, internamente, no WhatsApp do CEAAL. Terminamos nossa assembleia às 18:32

Participação on-line e presencial dos sócios do CEAAL na assembleia (25/02/2023)

Logo em seguida, Romualdo Caldas e Paulo Coutinho deram início a mais uma live do canal do Instagram do CEAAL convidando a todos para participação e, também, comparecimento à nossa sede na Usina Ciência. Paulo falou com muita propriedade sobre as últimas atividades solares, lembrando também dos acontecimentos pretéritos dessas manifestações do Sol, principalmente do século XIX e suas repercussões naquela época, e o que aconteceria se tal evento acontecesse hoje. Romualdo lembrou que o Sol é monitorado 24 horas, através da sonda SOHO e que adquirimos, recentemente, um telescópio solar Coronado para nossas observações diurnas do CEAAL. Terminamos nossa live às 19:00

Romualdo e Paulo na live do CEAAL (Instagram)

Pouco antes do encerramento da live, os primeiros visitantes do CEAAL começaram a chegar e preparamos nosso telescópio para observação da Lua em sua fase de Quarto Crescente. As condições atmosféricas estavam desfavoráveis à observação astronômica de céu profundo e até mesmo a Lua só foi possível mostrar ao telescópio, devido ao seu brilho, entre nuvens altas. Apesar disso, tivemos um público recorde em nossa sede na Usina Ciência. Nossos visitantes observaram a Lua e mais de 50 pessoas compareceram e visualizaram ao telescópio nosso satélite natural com sua magnífica desolação de crateras, montanhas, picos e “mares”.

Primeiros visitantes observam a Lua. Chegando mais gente, indício do grande número de visitantes que receberíamos neste sábado.

Pessoas de todas as idades puderam contemplar o relevo selenita enquanto os sócios do CEAAL explicavam detalhes sobre nossa vizinha Lua. Perguntas de todo tipo surgiram: Qual a idade da Lua? Como e quando a Lua surgiu? Essas crateras foram formadas por ação vulcânica ou impactos de asteroides? Por que há regiões claras e escuras na Lua? Enfim, Todas esses questionamentos foram respondidos pelos sócios do CEAAL que atenderam ao público ávido por conhecimento e de reconhecer as características de nosso satélite.

Mais e mais visitantes aparecendo para observar conosco a Lua. Lucas Fernandes, Hélvio Peixoto e Romualdo Caldas orientam as observações. 

Infelizmente as condições atmosféricas adversas impediram nossos visitantes de observarem outros objetos celestes, principalmente os de céu profundo. À medida que a Lua abaixava rumo ao horizonte oeste, mudamos nosso telescópio do pátio de observação e levamos para a frente da Usina Ciência para que os visitantes pudessem observar mais um pouco a superfície lunar. Por volta das 20:30 a estrela Sírius (Alfa da constelação do Cão Maior), distante cerca de 2,6 Parsecs ou 8,5 Anos-Luz da Terra, é a estrela mais brilhante do céu noturno, surgiu no zênite numa fugaz aparição entre as nuvens. Foi o suficiente para que os últimos visitantes pudessem desfrutar de sua visão ao telescópio. Não conseguimos mostrar mais nenhum objeto celeste dos quais tínhamos anunciado em nossa postagem no Instagram, devido às más condições atmosféricas. Pedimos que as pessoas retornassem em outro sábado com céu limpo para a observação de aglomerados abertos, fechados, estrelas duplas, estrelas variáveis, nebulosas e planetas visíveis.

Observações da Lua e Sírius na frente da Usina Ciência.

Postagem no Instagram do CEAAL, anunciando nossas observações. Criadora do Cartaz: Solange, sócia do CEAAL e responsável pela nossa página no Instagram.

Encerramos nossas atividades por volta das 21:30 agradecendo aqui aos sócios que compareceram neste sábado: Romualdo Caldas, Waleska, Hélvio Peixoto, Laura e Lucas Fernandes, além de Solange que fez nosso cartaz , motivo pelo qual, acredito, tivemos um público recorde num sábado sem fenômenos astronômicos raros e nublado e ao Paulo Coutinho pela participação na live do Instagram. Agradecemos também aos nossos visitantes, deixando aqui mais uma vez, convite para observar conosco, sócios do CEAAL, as maravilhas do Universo em nossa sede, a Usina Ciência. Nosso muito obrigado ao Professor Kinsey, Diretor da Usina Ciência pelo apoio e confiança em nosso trabalho de divulgação Astronômica.

Uma boa semana a todos.

 

Leave A Comment