Olá a todos os amigos e amigas do CEAAL em Alagoas, no Brasil e no Mundo.

Iniciamos as ações astronômicas do sábado às 14:00 com avanços em nossas imagens solares utilizando o Coronado PST e câmera ZWO ASI, montagem Sky Adventurer e Asiair. Carlos Vasconcelos e Romualdo Caldas testaram o setup com boas imagens do Sol. Vejam:

Carlos Vasconcelos aprimora o foco do Sol no Coronado PST. Foto de Romualdo Caldas.
Foto do Sol na tarde de 18/11/2023. Autor: Carlos Vasconcelos com ajuda de Romualdo Caldas

Às 15:00 Tivemos início da aula de Galáxias, aglomerados e nebulosas com Paulo Coutinho que abordou a história do avanço do conhecimento nesta área, passando pelo século XX e as atuais conquistas da Astronomia moderna com seus melhores telescópios no solo e no espaço. Paulo falou também sobre as classificações das galáxias, aglomerados e nebulosas. Concluiu sua apresentação às 16:45.

Paulo Coutinho no início de sua aula. Foto de Romualdo Caldas.
Alunos prestam atenção na aula de galáxias ministrada por Paulo Coutinho. Foto de Romualdo Caldas.

No intervalo de aulas, os sócios do CEAAL começaram a montar alguns telescópios no pátio de observações da Usina Ciência.
Após o lanche oferecido pelo CEAAL, iniciamos a segunda aula do dia, cujo assunto foi Cosmologia, ministrada por Hélvio Peixoto, iniciada às 17:35. Hélvio abrangeu este tema, falando sobre os mitos de criação do Universo, de forma sucinta e, de forma mais ampla, o grande empreendimento intelectual de nossa espécie que desatou na teoria do Big Bang. Hélvio concluiu sua aula às 19:10.

Hélvio no início de sua aula. Foto de Romualdo Caldas
Alunos atentos enquanto Hélvio discorre sobre Cosmologia. Foto de Romualdo Caldas.

Antes do término da aula de Cosmologia, vários sócios do CEAAL estavam no pátio de observações com quatro telescópios, um dos quais exibindo imagens da Lua no computador para que os nossos visitantes pudessem ter uma aula grátis de selenografia. Os outros telescópios estavam apontados para Saturno, Júpiter, Lua e objetos de céu profundo.

Visitantes chegam para as observações. Foto de Betânia Pereira
Romualdo captura imagens da Lua no seu notebook. Visitantes observam. Foto de Oldemburgo.
Vários sócios e visitantes observam com os sócios do CEAAL. Foto de Romualdo Caldas.


Registramos algumas fotos na região que estaria o Cometa C/2023 H2 (Lemmon) na tentativa de capturar imagens desse astro.

Romualdo usa Canon T1i na região onde estaria o Cometa. Foto de Wellyson.


Muitos visitantes estavam presentes neste sábado, formando filas para observar a Lua e os planetas gigantes gasosos, sempre com orientação dos abnegados sócios do CEAAL. Várias famílias estiveram nos acompanhando nesta visita cósmica aos nossos vizinhos celestes.

Fila se forma para observar no maior telescópio de Alagoas. Lucas Morais orienta os visitantes. Foto de David Duarte.
Início das observações e tentativa de observar o Cometa C/2023 H2 (Lemmon). Foto de Waldira Farias.
Foto da Lua. Registro de Wellyson
Observações dos gigantes gasosos de nosso sistema solar. Pátio da Usina Ciência repleta de visitantes. Foto de Wellyson.

Terminamos nossas observações às 22:30. Uma boa semana a todos.

Leave A Comment